Nasceu em Portugal o novo ecossistema para a sustentabilidade

As 25 entidades fundadoras do Business & Science Network - Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, assinam a Carta de Compromisso.

Data:

AMI | APECOM Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação Administração Regional de Saúde / Lisboa e Vale do Tejo | Associação Nuvem Vitória Biosphera | CAOS | Casa Museu Oliveira Guimarães | Deloitte | Fundação do Gil Girl Move | Go Parity | GRACE – Empresas Responsáveis | Grupo Portugália Restauração Hotel Vila Galé | ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa | Just a Change | PACT-Parque Tecnológico de Évora Planetiers | Savills | SGS | SIBS | SPEAK | TESE | Unipartner | 55 +

O BSN para a Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, é um ecossistema de empresas, organizações para o desenvolvimento sustentável, associações empresariais, academia, administração publica, economia social e empreendedores sociais, fomentando a interação e a participação ativa, na transformação estratégica rumo a uma Europa Sustentável 2030.

Promovido pela Rede do Empresário, o BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, tem como propósito promover o diálogo entre o setor público e privado, a partilha do conhecimento e do saber académico, as boas práticas, a investigação e estudos científicos de impacto, a formação e o debate, e a exploração de novos modelos e abordagens para as questões do desenvolvimento sustentável, oferecendo uma orientação abrangente sobre as expetativas da sustentabilidade para os diferentes setores da indústria, dentro de Portugal e da zona Euro.

O BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pretende responder de forma coletiva aos desafios globais da sustentabilidade – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Nações Unidas; Europa Climate Neutral – European Green Deal e as prioridades dos ODS definidas pelo Estado Português, a partir das experiências e do track record dos diferentes players da sociedade.

Teresa Cascais, CEO da Rede do Empresário – “É urgente promover o diálogo entre a indústria, academia e governo. Dar resposta à dinâmica e aos desafios do crescimento económico, apresentando uma agenda anual de iniciativas, com o propósito de partilhar conhecimento, projetos, estudos, candidaturas conjuntas, onde beneficiarão as diferentes partes dos diferentes setores de atividade”.

Durante a apresentação oficial, Luís Roberto, Head of BSN Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, apresentou o propósito e os objetivos do ecossistema, tendo anunciado a 1ª Conferência Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa a ter lugar em janeiro próximo, a publicação da Revista Business & Science Network para a Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, e o estudo científico de impacto sobre a Sustentabilidade em Portugal, a ser realizado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

A apresentação oficial, foi realizada no Padrão dos Descobrimentos, em Belém, tendo tido como oradores a Dra. Teresa Cascais, CEO da Rede do Empresário, a Dra. Margarida Kol de Carvalho, Diretora do Padrão dos Descobrimentos, a Dra. Conceição Zagalo, Empreendedora Social e Advisor do BSN, e o Dr. Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Sobre o compromisso do Business & Science Network – Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, Luís Roberto, Head of BSN, referiu “A contribuição, a experiência e o track record de todos nós enquanto ecossistema, é e será fundamental para o futuro sustentável. A colaboração e a partilha do conhecimento e das boas práticas, são cruciais para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, em resposta aos grandes desafios de curto, médio e longo prazo. O nosso compromisso enquanto ecossistema para a sustentabilidade, é o de fazer congregar os esforços de todos numa resposta coletiva, para o cumprimento das metas, para os desafios de um Portugal sustentável, e para o futuro de todos nós”.

O Lançamento oficial do Business & Science Network – Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, teve o patrocínio oficial da Unipartner.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...

Oeiras assinala 50 anos do 25 de Abril com concerto de Pedro Abrunhosa, exposições e debates

No total, serão mais de 200 as iniciativas previstas...