“Senhora da Lata” vence concurso de empreendedorismo do Mar Shopping Matosinhos

No âmbito do concurso de empreendedorismo “Desafio MAR StartUp”, o MAR Shopping Matosinhos, em parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, elegeu o conceito da Associação Agir pelo Planeta (ApP), “Senhora da Lata”, como o projeto vencedor. A partir de hoje, “Senhora da Lata” terá o seu espaço no meeting place, sem qualquer custo associado, por um período de seis meses. Esta é a fase mais importante da iniciativa que assinala o 14º aniversário do meeting place e que tem como objetivo principal potenciar a entrada no mercado de novos talentos e o empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental.

Data:

O novo espaço no MAR Shopping Matosinhos trata-se de um quiosque, cujo projeto empreendedor se denomina “Senhora da Lata”, enfatiza a ligação a Matosinhos e se materializa com a comercialização de edições limitadas de conservas, com packaging novo, associadas a outros produtos ou ainda personalizadas, num convite a apreciadores desta iguaria e a colecionadores.

As conservas assumem assim diferentes formas, sendo uma delas em packs, concretizada numa caixa que agrega conservas de cada uma das indústrias conserveiras ainda em funcionamento em Matosinhos, associadas aquele que é considerado um dos melhores vinhos do mundo, o Vinho do Porto. Já um segundo pack assume a forma de uma lata de conservas de cada uma das empresas que mantém a sua operação. Outra opção disponível para o público são as conservas vendidas individualmente, contudo personalizadas com os nomes próprios e uma explicação da origem do nome, assim como a criação de outras coleções, como é a de Florbela Espanca, uma das mais importantes poetisas nacionais e que em Matosinhos realizou a maior parte da sua obra.

Para além das conservas, este conceito de negócio prevê a criação de alguns produtos que se podem inserir no merchandising cultural como, por exemplo, a criação de pequenas esculturas relacionadas com a indústria piscatória, contando para tal com o apoio de uma oficina escultórica localizada em Barcelos; a criação de artigos de papelaria e outros com o tema da pesca e das indústrias conserveiras em destaque.

A Agir pelo Planeta é constituída por uma equipa de profissionais com grande experiência na criação de projetos, quer na área da comunicação, quer na área de produtos de merchandising sustentável, que potencia viabilidade económica para a concretização dos projetos ambientais e para a sustentabilidade da própria estrutura em si.

Para Sandra Monteiro, Diretora Geral do MAR Shopping Matosinhos, “esta iniciativa tem uma importância muito grande para nós, porque materializa o nosso apoio a conceitos inovadores, através da cedência de um espaço por onde passam milhares de pessoas, diariamente. Há nove anos o projeto Meia Dúzia venceu o nosso primeiro concurso de empreendedorismo e hoje é um conceito bastante conhecido pelos portugueses. Nesta edição focámos-mos no empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental, para que estes projetos essenciais para a consciencialização e transformação cheguem a cada vez mais pessoas. O nosso desejo é que o MAR Shopping Matosinhos ajude a Agir pelo Planeta, através do conceito vencedor, “Senhora da Lata”, a ter a visibilidade que merece”.

De referir que o quiosque do MAR Shopping Algarve abrirá em breve com a comercialização de peças de joalharia, peças decorativas e malas confecionadas com base na reutilização do papel de jornal.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...