“Portugal Contemporary Art Guide”, é a nova App que vai mapear a arte contemporânea em todo o país

É gratuita e irá disponibilizar informações ligadas à arte contemporânea em território nacional, a partir de 2 de novembro.

Data:

Portugal Contemporary Art Guide, é a nova aplicação para telemóveis Android e IOS, que “divulgará informações atuais e em tempo real de toda a produção de arte contemporânea no país, como “os artistas, os equipamentos existentes, a coleção, entre outros”, revelou à Lusa Celine Brás, fundadora e diretora da revista Contemporânea, editora especializada em arte contemporânea, e também responsável pelo projeto.

Esta ferramenta digital é gratuita e direcionada a todos os tipos de público e idades. Foi produzida com o apoio da Direção Geral das Artes (DGArtes), no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). A mesma irá ser lançada no próximo dia 2 de novembro, às 11 horas, no Palácio da Foz, em Lisboa.

De acordo com Celina Brás, o projeto surge “para colmatar a lacuna que existia em termos de agendas da oferta de arte contemporânea” em Portugal e por isso é dirigida tanto a “alguém que venha do estrangeiro como a qualquer pessoa no território nacional que quer procurar o que se passa em termos de arte contemporânea em Portugal e que tinha de ir ao Facebook, que não é uma agenda e tem informação dispersada”.

A acrescentar às referências acerca dos artistas, exposições e coleções, a aplicação também contém elementos relativos às infraestruturas expositivas, são elas: os museus, as galerias, as coleções públicas e privadas, as fundações, os bienais e espaços independentes sem fins lucrativos.

Isso, é possível porque se trata de uma base de dados interativa, que utiliza filtros para escolher o espaço desejado, ou aqueles que estão disponíveis “in loco”. A Portugal Contemporary Art Guide foi criada com design, tecnologia e software para tal, e integrando a plataforma Google Maps, possibilita aos usuários de cada cidade de Portugal um acesso mais fácil e rápido às ofertas artísticas do local onde se encontram.

Celina Brás referiu também que existem três formas de consultar aplicação. Ou seja, o utilizador pode informar-se sobre as exposições que vão ser inauguradas, dentro de uma semana, aquelas que estão em exibição e ainda as que vão terminar.

Para além disso, a app disponibiliza o acesso a notícias relacionadas com a arte contemporânea, bem como conteúdos editorais e um motor de busca, onde dá para fazer pesquisas por localização, artista, coleção ou equipamento.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 134

Popular

Mais Artigos deste tipo

“O comprometimento é a base, é a sustentabilidade para que possamos vingar no mundo empresarial”

Numa agradável entrevista e repleta de vida, sentimento e...

Por uma melhor qualificação e diferenciação dos Recursos Humanos

Formação e Certificação são duas ferramentas essenciais para, seja...

Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, reforça a importância da ligação ao tecido empresarial

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) tem investido fortemente...

“O CTCV tem desempenhado um papel central no estímulo à inovação sustentável em Portugal”

Numa perspetiva empresarial ou organizacional, não há nada mais...