Lousã entre os 8 municípios com maior índice de sustentabilidade

A Lousã e outros 10 concelhos do país obtiveram um índice de sustentabilidade municipal superior a 80%.

832

No passado dia 28 de outubro, a Lousã foi distinguida como um dos concelhos mais sustentáveis do país, com um índice de sustentabilidade superior a 80%. Desta forma, posiciona-se no “top 8” das autarquias que têm os maiores índices de sustentabilidade municipal.

A cerimónia de entrega do galardão de Bandeira Verde ECOXXI decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde. Este ano, a edição contou com 59 candidaturas. E além da Lousã, outros 10 municípios conquistaram mais de 80% no índice de sustentabilidade, tais como: Pombal, Santo Tirso, Torres Vedras, Águeda, Braga, Oeiras, Sintra, Leiria e Valongo.

Este programa, implementado em 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretende identificar as melhores práticas municipais de sustentabilidade, mediante avaliação, que é realizada por peritos, de 21 indicadores e 70 subindicadores, nos campos ambiental, social, e económico.

O conjunto de peritos integra a Comissão Nacional, incluindo 34 entidades como por exemplo a Agência Portuguesa do Ambiente, a Agência para a Energia, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entidades reguladoras e universidades.

O escrutínio realizado possibilita verificar grande parte das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), recaindo no planeamento e gestão de recursos, mas também na proteção e salvaguarda do património cultural e natural, conferindo destaque ao cumprimento do ODS de Cidades e Comunidades Sustentáveis e ao da Produção e Consumo Sustentáveis.