Microsoft desafia 20 startups, do programa Microsoft for Startups, a brilhar na Web Summit

A Microsoft está de volta à Web Summit, a maior cimeira tecnológica a nível mundial. Além do regresso de Brad Smith, presidente da tecnológica, ao palco principal, a Microsoft irá associar-se a várias iniciativas da cimeira e apoiar 20 startups integrantes do seu programa Microsoft for Startups Founders Hub.

Data:

Brad Smith volta ao palco principal da Web Summit

A partir do mote “Innovating our way out of the carbon crisis“, Brad Smith irá discursar, no palco principal, pelas 12h10, sobre as ferramentas, tecnologia e competências necessárias para endereçar a descarbonização. Além disso, o presidente da Microsoft participará na sessão “Ethical brand leadership for a better world“, com Charles Trevail, Executive Chairman do Interbrand Group, às 14h, no palco Pandaconf.

Primeiro dia com Roundtables e masterclasses apoiadas pela Microsoft

O primeiro dia da Web Summit será marcado pelo “The Gathering”, um momento de pré-abertura da conferência que reunirá startups, investidores e empresas de capital de risco, pela primeira vez patrocinado pela Microsoft.

A tecnológica irá participar nas sessões de roundtablesBuilding for scale“, sobre desenvolvimento de produto, às 10h30, com Ricardo Fiel, Senior Cloud Solution Architect na Microsoft e “Unified commerce“, que focará o setor do retalho, pelas 11h30, com ShiSh Shridhar, Global Retail Startups Lead na Microsoft e Vasco Portugal, CEO da Sensei, bem como na masterclassDo more with less“, sobre ferramentas de colaboração, às 13h30, com David Bjurman-Birr, Security Architect na Microsoft.

Microsoft dá palco a startups nacionais e internacionais

Com o propósito de apoiar e fortalecer relações junto do ecossistema de startups, a Microsoft terá, também, uma ilha dedicada à promoção de 20 startups que integram o seu programa Microsoft for Startups Founders Hub. Localizada no pavilhão 5 da Web Summit, a “Microsoft Startup Island” será uma montra para as startups exporem as suas soluções e dará acesso a mentoring hours, investors office hours e networking com empresas de capital de risco e interlocutores do ecossistema empreendedor.

Da lista de startups presentes, oito são portuguesas – Taikai, DreamShaper, iLoF, Modatta, Networkme, Fashable, Reviewpad e We Can Charge – e as restantes da Alemanha, Grécia, Irlanda, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Fundada em 2018, a plataforma de aceleração digital da Taikai conta com uma comunidade de mais de 38 mil programadores, empreendedores e estudantes, tendo já apoiado mais de 60 organizações na criação de desafios de inovação, incluindo os hackathons desenvolvidos com a Microsoft Portugal.

Na área da Educação, a DreamShaper é uma ferramenta online que guia os alunos por experiências de aprendizagem práticas e motivadoras, por projeto, com suporte e orientação dos seus professores.

Já a Fashable, desenvolveu, em parceria com a Microsoft, uma aplicação que permite criar designs de roupa com base num sistema de IA. A partir de dados de redes sociais, lojas online, entre outras fontes, a app absorve tendências e aplica-as em criações próprias únicas, permitindo às marcas testarem a recetividade dos produtos antes de os enviar para produção, poupando recursos e matéria-prima.

A iLof procura concretizar uma nova era de medicina personalizada. Através de uma biblioteca digital de biomarcadores de doenças armazenada em cloud Microsoft, fornece ferramentas de triagem e estratificação de pacientes de maneira acessível, rápida e portátil.

A Reviewpad criou uma plataforma que usa IA para simplificar o processo de revisão de código SaaS e ajudar as equipa de desenvolvimento a serem mais eficientes, disponível no GitHub.

A Modatta é um marketplace para soluções baseadas em dados pessoais consentidos, onde empresas e consumidores estabelecem relações positivas e relevantes, fomentando uma economia digital justa.

Já a Networkme, é uma plataforma de desenvolvimento de carreira que conecta os estudantes a empresas e profissionais. Recentemente, anunciou a captação de 1 milhão de euros de investimento para acelerar a expansão ibérica.

Fundada em Braga, a startup We Can Charge permite a hotéis, universidades, parques de estacionamento ou restaurantes rentabilizarem as suas estações de carregamento para veículos elétricos.

Lançado em março deste ano, o Microsoft for Startups Founders Hub é um programa que visa apoiar startups em todo o mundo, ajudando-as a crescer com acesso a recursos técnicos e comerciais para acelerar a sua expansão sustentável.

Desde 2018 que a Microsoft for Startups tem impulsionado o ecossistema de empreendedorismo a nível global. Atualmente, a iniciativa está presente em 140 países e possibilita a aceleração de milhares de startups tecnológicas, alavancando uma rede de parceiros global.

Para mais informações, aceda a este link.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...

Oeiras assinala 50 anos do 25 de Abril com concerto de Pedro Abrunhosa, exposições e debates

No total, serão mais de 200 as iniciativas previstas...