World Press Photo em exposição na Maia até 20 de novembro

A exposição que dá palco aos acontecimentos do mundo que ocorreram em 2021, tem entrada gratuita.

521

No passado dia 29 de outubro, foi inaugurada a 65ª edição do Worl Press Photo, que decorre no Fórum da Maia de terça-feira a domingo, até ao próximo dia 20 de novembro. A entrada é gratuita.

O evento, que já é realizado há 23 anos nesta cidade, evidencia os acontecimentos mais marcantes no mundo em 2021, possibilitando a consciencialização para os problemas da atualidade e um alerta perante os desafios globais.

Neste espetáculo, é possível observar fotografias e histórias de seis regiões do mundo, são elas: África, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Sudeste Asiático e Oceânia. Além disso, esta exposição encontra-se dividida em quatro categorias distintas, como: a Fotografia do Ano da World Press Photo, o Formato Aberto, o prémio Projeto de Fundo e a Fotografia Individual.

Amber Bracken do “The New York Times” foi distinguido com a fotografia do ano, com a fotografia “Kamloops Residential School”. A obra “A distopia Amazónica” de Lalo Almeida (Brasil), para a Folha de São Paulo/Panos Pictures ganhou o prémio Projeto de Fundo. O  formato aberto foi entregue a Isadora Romero com o “Blood is a seed”.

A Câmara Municipal da Maia, num comunicado, destacou o “prestígio” para o concelho em “apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística”, acrescentando também que irá considerá-la na Agenda 2030, ao demonstrar como as fotografias em exposição podem estar ligadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

A autarquia acredita que “esta é uma excelente forma de reforçar a afirmação e pertinência dos pilares da agenda 2030 para todos os cidadãos, e para todos os territórios do mundo, sejam eles mais ou menos desenvolvidos”.

A Câmara espera agora, “com enorme expectativa”, a visita de “milhares de pessoas”. É de salientar que, este evento tem acolhido, anualmente, cerca de 8 mil visitantes.

*Imagem retirada do website oficial da Câmara Municipal da Maia