Natixis em Portugal desenvolve app que organiza a nova vida dos escritórios do grupo em 22 países

A Natixis em Portugal desenvolveu a AnyWhere, uma aplicação web que permite aos colaboradores do Groupe BPCE, do qual faz parte, tirarem maior partido do modelo de trabalho híbrido, gerindo a sua ida ao escritório ou trabalho remoto através do computador ou smartphone. Esta plataforma, desenvolvida no Centro de Excelência da empresa, no Porto, é já utilizada por mais de 40 mil colaboradores em 22 países, 56 cidades e 109 escritórios.

Data:

Através da aplicação AnyWhere, os colaboradores podem reservar antecipadamente um lugar, registar trabalho remoto, pesquisar informação e contactos de colegas, marcar o seu estado de espírito e consultar mapas das diversas áreas do edifício, bem como o estado de ocupação de cada uma.

Maurício Marques, diretor de Recursos Humanos da Natixis em Portugal, afirma: “A AnyWhere é um ótimo exemplo da capacidade que as nossas equipas têm de dar respostas criativas e inovadoras aos desafios. Esta ferramenta favorece a transparência e gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa, o que consideramos essencial para continuar a criar, a partir do Porto, as melhores soluções para o Groupe BPCE e a fazer crescer o projeto da Natixis em Portugal.”

Esta app nasceu da necessidade local de aglomerar informação que até então se encontrava dispersa, facilitando a sua consulta.

Louis Touzet, Head of Tech Expertise & Solutions na Natixis em Portugal, recorda o processo de desenvolvimento da plataforma: “Começámos por uma prova de conceito, testando a aplicação com algumas equipas, num estilo hackathon. A partir daí, o número de funcionalidades e equipas impactadas pela aplicação cresceu rapidamente. Com a chegada da pandemia, que obrigou a uma transição para um modelo de trabalho remoto, tornou-se evidente que era necessário controlar o regresso dos colaboradores ao escritório, garantindo que todas as regras de segurança eram respeitadas, assim como a interação e qualidade de vida da equipa e, como tal, a ferramenta estava já perfeitamente posicionada para adotar essa funcionalidade extra. Este último desenvolvimento posicionou-nos então nos edifícios do grupo a nível mundial”.

Hoje, a AnyWhere é já utilizada em 109 escritórios, em 22 países, por mais de 40 mil colaboradores.

O impacto desta gestão mais ágil chega, inclusive, à otimização de recursos nas cantinas e sempre que se realizam eventos, contribuindo para a redução do desperdício alimentar.

Marcelo Costa, Tech Lead na Natixis em Portugal, explica: “Com a informação das intenções e registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere”.

Até à data, a aplicação registou 2.9 milhões de reservas de lugares nos escritórios do Groupe BPCE à escala global.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...