Através da aplicação AnyWhere, os colaboradores podem reservar antecipadamente um lugar, registar trabalho remoto, pesquisar informação e contactos de colegas, marcar o seu estado de espírito e consultar mapas das diversas áreas do edifício, bem como o estado de ocupação de cada uma.
Maurício Marques, diretor de Recursos Humanos da Natixis em Portugal, afirma: “A AnyWhere é um ótimo exemplo da capacidade que as nossas equipas têm de dar respostas criativas e inovadoras aos desafios. Esta ferramenta favorece a transparência e gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa, o que consideramos essencial para continuar a criar, a partir do Porto, as melhores soluções para o Groupe BPCE e a fazer crescer o projeto da Natixis em Portugal.”
Esta app nasceu da necessidade local de aglomerar informação que até então se encontrava dispersa, facilitando a sua consulta.
Louis Touzet, Head of Tech Expertise & Solutions na Natixis em Portugal, recorda o processo de desenvolvimento da plataforma: “Começámos por uma prova de conceito, testando a aplicação com algumas equipas, num estilo hackathon. A partir daí, o número de funcionalidades e equipas impactadas pela aplicação cresceu rapidamente. Com a chegada da pandemia, que obrigou a uma transição para um modelo de trabalho remoto, tornou-se evidente que era necessário controlar o regresso dos colaboradores ao escritório, garantindo que todas as regras de segurança eram respeitadas, assim como a interação e qualidade de vida da equipa e, como tal, a ferramenta estava já perfeitamente posicionada para adotar essa funcionalidade extra. Este último desenvolvimento posicionou-nos então nos edifícios do grupo a nível mundial”.
Hoje, a AnyWhere é já utilizada em 109 escritórios, em 22 países, por mais de 40 mil colaboradores.
O impacto desta gestão mais ágil chega, inclusive, à otimização de recursos nas cantinas e sempre que se realizam eventos, contribuindo para a redução do desperdício alimentar.
Marcelo Costa, Tech Lead na Natixis em Portugal, explica: “Com a informação das intenções e registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere”.
Até à data, a aplicação registou 2.9 milhões de reservas de lugares nos escritórios do Groupe BPCE à escala global.