Portal de Negócios vai ser apresentado pela Rede Global da Diáspora em São Miguel

Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP afirma que "nesta versão 2.0 pretende-se criar um ambiente de negócios que incentive a aproximação dos empresários e investidores portugueses e promover a concretização de parcerias e negócios".

1620

A Rede Global da Diáspora, projeto da Fundação AEP, tem vindo a fomentar num roadshow nacional e internacional, o Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence, dois meios que assumem o prepósito de alavancar o valor da diáspora portuguesa. São funcionalidades direcionadas a empresas e investidores, que pretendem contribuir e agilizar negócios globais, “proporcionando o contacto direto a mais de dez mil empresas de portugueses, em 155 países, e conhecer aproximadamente 19 mil empresas portuguesas exportadoras”, como refere no comunicado da entidade enviado à imprensa.

No mesmo documento divulgado, Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP destaca que “sendo a Rede Global da Diáspora uma plataforma colaborativa acreditamos que estes números irão crescer exponencialmente. Se na primeira versão da Rede o foco foram os portugueses espalhados pelo mundo criando um efeito de partilha e promoção da oferta nacional, nesta versão 2.0 pretendeu-se criar um ambiente de negócios que incentive a aproximação dos empresários e investidores portugueses e promover a concretização de parcerias e negócios”.

O Portal de Negócios tem acesso gratuito, só é preciso criar um registo na plataforma da Rede Global. Nesta ferramenta, o empresário pode descobrir um investidor, ou um negócio onde pretenda investir, bem como deparar-se “com os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento”. Já na Diáspora Business Intelligence conhece-se a mesma ao pormenor, o que possibilita às empresas reconhecerem os canais de distribuição mais apropriados a cada negócio e/ou setor de atividade.

O objetivo é fazer da Rede Global uma plataforma com capacidade para juntar o capital de “relacionamentos e networking, perante a comunidade empresarial portuguesa dos vários países aderentes, e simultaneamente um elemento dinamizador de ações presenciais, capazes de acelerar o potencial de negócios e de parcerias entre as PME portuguesas e os empresários da Diáspora”, lê-se na nota.

O Presidente da Fundação AEP adianta, também no comunicado, que a instituição “já mobilizou para a Rede Global mais de cinco dezenas de associações empresariais, distribuídas por Portugal e pelos onze países mais representativos da diáspora portuguesa, em quatro continentes, contando ainda com a parceria da Rede das Câmara de Comércio Portuguesa, estrutura que tem mais de 60 membros espalhados pelo mundo”.

A apresentação do Portal de Negócios decorrerá nas instalações da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, no próximo dia 22 de Novembro, pelas 16h30. Esta sessão vai contar com a participação da Direção Regional das Comunidades.