Teatro de Balugas vence prémio de melhor espetáculo internacional de teatro amador em Roma

A peça "A Furgoneta" venceu o prémio de melhor espetáculo internacional de teatro amador, promovido pela Compagnia AD HOC di Roma e com o alto patrocínio da FITA - Federazione Italiana Teatro Amatori.

133

A Companhia de teatro de Balugas, localizado na freguesia de Balugães, em Barcelos conquistou no passado sábado, na cidade de Roma, o prémio Mecenate Teatro Amatoriale, para melhor espetáculo internacional de teatro amador, com a peça “A Furgoneta”, de texto e encenação de Cândido Sobreiro.

O prémio foi promovido pela Compagnia AD HOC di Roma e com o alto patrocínio da FITA – Federazione Italiana Teatro Amatori. Anualmente, este galardão premeia aquilo que de melhor se faz no teatro amador internacional. A edição deste ano, teve a presença de peças de teatro oriundas de Cuba, Espanha, Marrocos, Hungria e Canadá.

“A Furgoneta” retrata a história de dois irmãos que decidiram “reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho”. “À boleia da furgoneta, somos também confrontados com a desertificação e o abandono do mundo rural”, como se pode ler na sinopse da peça. É de salientar que, o Teatro de Balugas inspira-se na cultura minhota, desde o ano da sua criação, em 2007. A obra, ainda no presente ano, foi finalista na categoria Melhor Espetáculo Internacional, nos prémios ESCENAMATEUR da Confederação de Teatro Amador em Espanha.

A companhia de teatro estará presente na cerimónia de entrega do prémio, que iá decorrer em Roma, no dia 5 de novembro. A apresentação da “A Furgoneta” tem data marcada para dezembro de 2023, também na cidade romana.