Entidades de saúde públicas e privadas receberam quase 5.000 reclamações desde o início do ano

Uma análise do Portal da Queixa revela que desde 1 de janeiro até 9 de novembro foram registadas ,aproximadamente, 5.000 reclamações, o que representa uma subida de 65%, face a 2019, ano anterior ao da pandemia covid-19.

Data:

Uma análise realizada pelo Portal da Queixa, revelada esta quinta-feira, destaca que desde o início do presente ano, entre 1 de janeiro e 9 de novembro, já foram registadas, nessa plataforma, aproximadamente cinco mil reclamações às entidades públicas e privadas do setor da Saúde. Um acréscimo de 65%, perante as 2.983 queixas verificadas em igual período de 2019.

Entre as principais razões dos utentes para reclamar encontram-se a má qualidade do atendimento (34% das queixas), os problemas com cancelamentos e atrasos nas consultas (19%), mas também as questões associadas com pagamentos, taxas e reembolsos (12%), e ainda a escassez de medicamentos (6%).

Os Hospitais e as Maternidades do país são aqueles órgãos com maior número de queixas. Em 2022 foram aferidas 939, ou seja, um crescimento de 29%, face ao período homólogo de 2021, onde foram constatadas 727 queixas.

Depois desses, vêm os planos de saúde, que foram sujeitos a 543 queixas, durante este ano. Um número expressivo, mas mais baixo do que as 761 queixas registas no ano passado.

Também as farmácias e as parafarmácias entram no pacote das reclamações. Até ao momento, foram apresentadas mais de 300 queixas. Apesar disso, este resultado  representa uma descida de 16%, face às queixas aferidas em 2021, mais de de 350.

Já os laboratórios e análises foram alvo da maior taxa de crescimento, 89%. No período analisado somaram 164 reclamações e no ano passado 89.

É de salientar que neste estudo, foram incluídas e averiguadas 12 categorias e 299 entidades de saúde do sistema público e privado. Em termos gerais, a pesquisa possibilitou verificar que o sistema privado teve 3.065 queixas, um crescimento de 62% e o sistema público 1.862 reclamações, uma subida de 38%.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

Natixis em Portugal promove Academia COBOL

A Natixis em Portugal irá promover a segunda edição...

Rui Caria apresenta documentário “Mulheres de Sol e Sal” na Xiaomi Master Class 2024

A Xiaomi, líder global em inovação, apresenta a segunda...

Câmara de Lisboa aprova aumento da taxa turística para quatro euros por noite

A proposta de PSD/CDS-PP prevê também a atualização da...

DepilConcept abre clínica na Maia

Os novos franchisados da insígnia vêm de áreas distintas....