Quake organiza feira do livro dedicada ao Terramoto de Lisboa

A Feira do Livro está a decorrer em Belém, até 20 de novembro, e junta nomes relevantes da história e da literatura portuguesa

787

No âmbito do 267º aniversário do Terramoto de Lisboa, que ocorreu no passado dia 1 de novembro, e para relembrar algumas obras literárias que “engrandeceram o conhecimento sobre este evento marcante da História de Lisboa”, o Quake – Centro do Terramoto de Lisboa está a organizar uma feira do livro até ao próximo dia 20 de novembro, em Bélem, Lisboa, como anunciou esta entidade em comunicado de imprensa. 

Neste espaço, é possível encontrar “vários títulos alusivos a esta temática”, bem como “assistir a apresentações, leituras e sessões de autógrafos”, lê-se na nota divulgada.

No sábado, 19 de novembro, a programação desta feira temática inicia-se com “Mark Molesky, autor do livro “O Abismo de Fogo”, que conta o Grande Desastre de Lisboa e o seu impacto no Ocidente e ainda Maria João Lopo de Carvalho, com a sua obra “Marquesa de Alorna”, adianta a Quake.

Já no domingo, 20 de novembro, o Comando Clementino Mendes Pedrosa, marca presença “para falar de sobrevivência e do que esta significa em contextos como um Terramoto, entre outros”, destaca a organizadora do evento. Também fará parte da agenda cultural, Domingos Amaral, autor do livro “Quando Lisboa Tremeu”, além das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com a obra “O Dia do Terramoto”.

Ricardo Clemente e Maria Marques, fundadores do Quake – Centro de Terramoto de Lisboa, relembram que “todos os dias são pertinentes para falarmos de consciencialização para os fenómenos sísmicos em Portugal, de uma forma pedagógica e preparando todos para uma situação de catástrofe como esta, daí a criação desta Feira do Livro. (…) O objetivo é, não só dar a conhecer obras fantásticas sobre 1755, mas também sobre todo o contexto histórico e social que se vivia na altura e a forma como moldaram a ciência e os acontecimentos tal como hoje os conhecemos”, pode ler-se em comunicado.