“A Unifiedpost quer continuar a apostar na Inovação”

Miguel Zegre, Country Manager da Unifiedpost, assumiu em entrevista à Revista Pontos de vista que a marca pretende ser “um aliado das empresas e dos contabilistas, trazendo de forma constante a solução para que os problemas com que se deparam possam ser mitigados com recurso à tecnologia”. No mercado nacional desde 2021, a verdade é que as suas soluções já estão a apoiar as empresas portuguesas no que diz respeito à transição digital. Saiba de que forma.

464

Na Unifiedpost, a missão é tornar os negócios fáceis e inteligentes, ajudando as organizações a construir fortes conexões digitais com os seus clientes. Como tem vindo a ser o concretizar deste propósito nos 32 países onde se encontra e, em particular, na Europa – onde opera há mais de 20 anos? Qual o posicionamento atual da marca no panorama mundial?
Notámos uma grande evolução nos últimos 20 anos, com uma especial aceleração nos últimos dois anos, no período final da pandemia. Recordo que a Unifiedpost, como o próprio nome indica, foi criada no início do século com o objetivo de unificar as comunicações empresariais, que nessa altura assentavam quase exclusivamente em papel e serviços postais. Hoje estamos já muito longe desse cenário, mas sem dúvida que os últimos anos mudaram completamente o paradigma empresarial dominante desde o início do século. A Unifiedpost tem aportado às empresas com quem trabalha, na sua grande maioria empresas de contabilidade e seus clientes, uma forma rápida e fácil de melhorar o processo de comunicação, e a possibilidade de oferecer serviços de alto valor acrescentado com baixo esforço, pois são 100% suportados pela nossa tecnologia. Atualmente estamos muito enfocados em ajudar as PMEs, porque são aquelas que mais sofrem com o impacto da digitalização (ou da falta dela) e são também as que mais necessitam de ajuda na sua jornada de transformação digital.

As soluções da Unifiedpost, como o Channel ou o Collect, têm presença global e atingem diversos mercados. Além disso, a marca também tem soluções locais disponíveis nos países onde opera. Como nos pode descrever a atuação e as vantagens destes serviços no mercado?
Cada vez mais as empresas funcionam em rede, e cada vez mais essas redes são globais. De nada nos serve sermos os “maiores na nossa quinta”, quando o mercado é cada vez mais global. Usar uma solução com presença global, mas com presença e soluções que respondem às necessidades de cada mercado é, acima de tudo, a garantia que o investimento efetuado responde ao cenário futuro, estejam os nossos parceiros de negócio onde estiverem. Essa é sem dúvida a maior vantagem de trabalhar com um grupo como a Unifiedpost.

A verdade é que as soluções da Unifiedpost são líderes para processos administrativos, financeiros e de pagamento e comunicações entre as partes, tendo chegado a ser o partner preferencial das Ordens de Contabilistas de alguns países. Na sua perspetiva, o que diferencia esta marca no setor onde atua?
Sem dúvida que o valor que trazemos desde primeiro momento. Sendo uma ferramenta muito fácil de usar, o retorno do investimento é imediato. Esse é a principal razão do sucesso da nossa solução Banqup quer para os contabilistas, mas também para as PMEs que a usam. Outro fator diferenciador é a capacidade de termos uma ligação com todos os bancos nacionais, não obrigando as empresas a mudar para o Banco A ou B para tirarem partido da nossa solução.

Face ao seu sucesso inegável, a Unifiedpost rumou até Portugal em 2021, com o objetivo de apoiar os setores público e bancário, bem como as empresas privadas, na transição suave para um ecossistema administrativo e financeiro mais digital. Após um ano de atividade no mercado nacional, como analisa as empresas portuguesas no que diz respeito a esta transição?
Para nós, este primeiro ano foi o ano zero, em que tivemos acima de tudo enfocados em preparar a nossa solução global para as necessidades locais, além de começar a estabelecer os primeiros contactos com entidades reguladoras e parceiros. 2023 será o verdadeiro ano um no que diz respeito à nossa atividade comercial. As interações que temos tido reforçam o que já sabíamos. Há no mercado uma grande necessidade e apetência para este tipo de soluções.

Nesta «viagem» para Portugal, a Unifiedpost trouxe consigo a solução Banqup – um serviço digital simples e inteligente que permite aos clientes combinar pagamentos, faturação e gestão documental num sítio só. Em que medida este produto é único e se diferencia no mercado português?
A solução Banqup permite que as empresas possam, num único sítio, gerir o seu negócio. Além da gestão de fornecedores, a plataforma oferece a possibilidade de incluir um botão de pagamento em todas as faturas, ajudando a que os prazos de pagamento se possam reduzir. Além disso, e ao estar ligada a todos os bancos, permite que o processo de reconciliação seja feito de forma automática, conciliando pagamentos com documentos.

Numa era onde muito se fala em transformação digital (e que cada vez mais é uma realidade no mundo em todos os setores de atividade), que mais-valias a solução Banqup traz ao setor da Contabilidade e de que forma irá mudar o seu paradigma?
Numa frase: “Fazer mais com menos”. As empresas são cada vez mais exigentes. Querem tudo para ontem, de melhor qualidade e mais barato. E a realidade hoje ainda não é esta. Tudo está mais caro, e para controlar o preço sacrifica-se qualidade ou prazo de entrega. A solução Banqup vem permitir ao contabilista que possa oferecer mais serviços ao seu cliente, sem gastar mais tempo na prestação deste serviço. E isto vai aumentar o valor acrescentado que o contabilista pode trazer ao seu cliente, mas também vai ajudar a que as empresas fiquem 100% focadas no que é mais importante: o seu negócio.

Com uma poderosa expansão da marca pelo mundo – e na vanguarda da transformação digital – quais os passos que hoje precisam de ser dados, para que no futuro a Unifiedpost continue na liderança através das suas soluções? Que novidades podemos esperar?
A Unifiedpost quer continuar a apostar na inovação. Por esse motivo temos mais de 400 pessoas no nosso departamento de Investigação e Desenvolvimento. E este número tem tendência a aumentar, tantas são as oportunidades de inovação com que nos deparamos diariamente. De nós, o mercado pode esperar soluções globais, inovadoras e em contante evolução.
Queremos ser um aliado das empresas e dos contabilistas, trazendo de forma constante a solução para que os problemas com que se deparam possam ser mitigados com recurso à tecnologia, e podemos dizer daqui a uns anos que fomos um ator relevante no processo de transformação digital das empresas portuguesas. Essa é a nossa verdadeira missão e o que nos move.