CINCA – Sustentabilidade e Eficiência

Fundada em 1964, a CINCA – Companhia Industrial de Cerâmica compromete-se, junto dos seus mercados, a entregar soluções de pavimento e revestimento cerâmico que cumprem com rigorosas normas de qualidade e ambientais. Exemplo disto são as certificações que possui, nacionais e internacionais, que testemunham os seus esforços para contribuir para a criação de um mundo sustentável.

Data:

João Lima, General Director / Executive Board Member @ CINCA

O desafio que a CINCA propôs abraçar desde o início da sua criação deixaria de fazer sentido se não estivesse comprometida em oferecer soluções duradoras que vão muito além de questões estéticas: A CINCA tem como foco criar ambientes bonitos e confortáveis que promovam o bem-estar de quem os usufrui, de forma duradoura, sem colocar em causa as gerações futuras. Por isto mesmo, a CINCA é detetora de um processo de produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos comprometido com a preservação do meio ambiente, a utilização eficiente dos recursos, a evolução do progresso social, o crescimento económico estável e a erradicação da pobreza.

Neste sentido, e através da aplicação de métodos que vão ao encontro do desenvolvimento e apresentação de soluções que tornam a indústria cerâmica sustentável, a CINCA possui certificações que atestam o seu compromisso. As certificações GreenGuard Gold e CCC dos produtos, IQNET ISO 14001 do sistema de gestão ambiental e a sua participação como membro da USGBC testemunham a envolvimento da CINCA na criação de um mundo sustentável. Mundo este que atende às necessidades do presente, tendo como preocupação o não comprometimento das futuras gerações, deixando-lhes um legado com continuidade à vista.

CINCA no panorama internacional

Com as problemáticas ambientes que despertaram a emergência climática, e com a necessidade de desenvolver soluções que vão ao encontro de mudanças alinhadas com a construção de um novo paradigma, a CINCA tem aplicado esforços contínuos que se apoiam sobre técnicas e métodos mais responsáveis. Indubitavelmente, a pressão para que o setor da cerâmica aposte em técnicas e métodos mais responsáveis é uma realidade que tem melhorado continuamente a sua reputação.

A CINCA mantém uma grande preocupação com a eficiência dos seus processos de produção, nomeadamente com a reciclagem dos subprodutos de produção, ou seja, com os resíduos gerados ao longo do seu processo produtivo, que são totalmente incorporados na preparação da pasta cerâmica. Além disso, a reutilização das águas usadas no processo industrial é uma realidade atual, tendo a CINCA reduzido substancialmente o consumo deste recurso natural. A sua preocupação com a eficiência energética é uma constante procurando investir em equipamentos mais eficientes, monitorizando todo o processo e tomando todos os esforços no sentido da melhoria contínua dos procedimentos de trabalho diário, que contribuem sustentadamente para a redução dos consumos de energia.

 As emissões de CO2 são outra preocupação constante da CINCA, que monitoriza anualmente as suas emissões, através de entidades externas certificadas, com o objetivo de reduzir a pegada ambiental da sua indústria.

Em suma, a forte consciencialização para a temática da preservação do meio ambiente materializa-se na conceção, na produção e na manutenção ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo o seu desmantelamento em fim de vida. Através da escolha de matérias-primas e de processos eficientes, com a otimização de recursos e análise dos impactos no meio ambiente, na comunidade e no mundo.

É essencial colaborar na preservação do nosso ambiente e natureza, optar por recursos naturais da forma mais eficiente, evitando consumos exagerados e os seus potenciais desperdícios, atendendo, deste modo, aos desafios propostos pela economia circular.

Abraçar a sustentabilidade e fazer dela um lema

Os produtos que a CINCA apresenta aos seus mercados têm como característica fundamental despertar uma experiência estética positiva, mas tendo sempre como objetivo primário conferir-lhes características técnicas que os tornam sustentáveis: durabilidade, baixo impacto ambiental no ciclo de vida do produto, adequação a qualquer tipo de construção e implantação, resistência às intempéries (fogo e água), entre muitas outras características não negligenciáveis.

Hoje em dia, a aposta no design e no custo do produto cerâmico são apenas parte do negócio. As alavancas fundamentais do negócio, passaram a incorporar medidas em torno da mudança climática, da redução dos recursos naturais e da necessidade de apostar em fontes de energia renováveis, especialmente, tendo em conta as mudanças que a sociedade sofreu nos últimos anos, nomeadamente com os efeitos da pandemia, o impacto destas “novas” realidades passou a sentir-se de outra forma, mais consciente.

Por exigir muito trabalho, esforço e investimento tanto em termos sustentáveis como arquitetónicos, esta transição de procedimentos e mentalidades vai prolongar-se durante anos e será com certeza um caminho sem retorno ao passado.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...