Intelligent Cleaning – Na promoção de um Ambiente melhor

Sara Hipólito, Diretora Diretora de Marketing, Innovation & Training da Climex, esteve à conversa com a Revista Pontos de Vista, tendo abordado diversos assuntos referentes à dinâmica da marca, assegurando que “a cada grande conquista percebemos que o percurso da Climex em direção ao Intelligent Cleaning, com a missão de proporcionar aos clientes um ambiente melhor, se tem tornado ainda mais forte, mais transparente e com um objetivo comum, o bem-estar dos nossos clientes”.

269

A história da Climex nasceu com o propósito de proporcionar aos clientes um ambiente melhor. Face a esta missão, quais foram as grandes conquistas que a marca orgulhosamente alcançou até ao momento?

O Intelligent Cleaning é o conceito que tem por base a diferenciação e implementação de novas tendências no setor da limpeza e que carateriza cada sucesso ao longo da nossa história.

A implementação de novas tendências no setor de limpeza tem-nos permitido superar todos os desafios, sejam os inerentes às atividades dos clientes, sejam os do mercado ou até mesmo de uma pandemia como a que experienciámos nos últimos anos.

Identificamos nas nossas conquistas ao longo de 55 anos, um pioneirismo que é reconhecido à Climex pelo mercado. Com a missão de proporcionar um ambiente melhor obtivemos a certificação da Qualidade em 1996 e a do Ambiente em 2006.

Fomos pioneiros na introdução de sistemas robóticos para limpeza, desde as primeiras gerações até à conceção do uso de inteligência artificial em robots de limpeza de pavimentos, o i-RoCS. Sempre com o objetivo exclusivo de marcar um posicionamento de diferenciação tecnológica. No início da pandemia fomos os primeiros a disponibilizar aos clientes o robot de desinfeção por UV-C mais seguro em Portugal.

Podemos ainda falar de outras conquistas como reconhecimentos internacionais. Desde o ‘Ones to Watch’ – que premeia a inovação, histórias de sucesso e empreendedores éticos das empresas europeias. Por duas vezes obtivemos o reconhecimento pelo ‘Melhor uso de Tecnologia ao Serviço dos Programas de Limpeza’ nos European Cleaning & Hygiene Awards.

Os serviços de higiene e limpeza são feitos por pessoas e a Climex tem uma responsabilidade para com todos os colaboradores de os tornar mais valiosos e reconhecidos pelos clientes. Com isso em consideração criámos uma Academia de Formação para os Técnicos de Limpeza, com o intuito de profissionalizar os recursos humanos na atividade de limpeza, dotar os colaboradores de competências técnicas, de sentido de responsabilidade e profissionalismo durante a execução do serviço nas instalações do cliente. Isto também nos permite ajudar a criar um ambiente inclusivo para os Técnicos de Limpeza. No âmbito da nossa ação e responsabilidade social, procuramos criar e promover ambientes de trabalho que possam ser edificantes para cada Colaborador, promovendo a diversidade – como forma de respeito e de valorização das idiossincrasias individuais – e a inclusividade – como prática de equidade, um dos Valores que prezamos.

Direcionado para os nossos colaboradores a nível nacional, e com o intuito de fomentar a proximidade, criámos vários canais de comunicação, dos quais destacamos o Portal do Colaborador, acessível a todos, e a introdução em Portugal do Dia Internacional dos Técnicos de Limpeza, dia mais dedicado ao reconhecimento desta profissão, identificada durante os anos de pandemia como ‘Essencial’ para a Sociedade.

A cada grande conquista percebemos que o percurso da Climex em direção ao Intelligent Cleaning, com a missão de proporcionar aos clientes um ambiente melhor, se tem tornado ainda mais forte, mais transparente e com um objetivo comum, o bem-estar dos nossos clientes. Este ano, com a nova resolução da ONU de reconhecer o acesso a um ambiente limpo e saudável como um Direito Humano, vimos reforçada a nossa convicção quanto à crescente necessidade de utilização racional de recursos naturais e de produtos químicos e de gestão responsável de resíduos, para minimização dos impactos adversos na Natureza e proteção da biodiversidade, caminho que a Climex tem vindo a percorrer desde há vários anos.

O ecossistema de serviços da Climex, para o bem-estar e proteção de pessoas e instalações tem a inovação como denominador comum. Em que medida, a capacidade de inovação e a aplicação de tecnologia e inteligência artificial tem permitido oferecer relações de parceria win-win aos clientes?

A utilização de tecnologia tem sido crucial para melhor atender aos requisitos dos clientes. Quer operacionalmente, quer como ferramenta de gestão (suportada em dados analíticos), as inovações tecnológicas permitem-nos cocriar com os nossos clientes estratégias dirigidas aos seus workplaces, com soluções 360º, proporcionando uma melhoria da perceção de experiência dos seus espaços por todos os seus utilizadores.

Quando se concebem soluções ajustadas às necessidades específicas de cada cliente, e que permitem a utilização racional de recursos e a redução do potencial poluidor, estamos certos de que contribuímos para o bem-estar, o conforto e a segurança de pessoas e espaços que todos merecem.

A Climex é da opinião que, se houve um ponto positivo que podemos reconhecer que a pandemia trouxe ao mundo, foi o crescimento exponencial da transformação digital e tecnologia assente em dados. A própria aceitação por parte do mercado aos produtos tecnológicos evoluiu? Quais são as expetativas do atual cliente/consumidor?

A aceitação por parte do mercado e dos clientes relativamente a novos recursos tecnológicos tem sido progressiva. A pandemia criou uma necessidade global clara: a flexibilidade, com uma rápida capacidade de adaptação, e decerto que esta contribuiu para um aumento de interesse em soluções assentes em tecnologia. Mas além desta agilidade necessária na capacidade de resposta, a inovação da tecnologia e da inteligência de dados confere ainda solução para novos desafios da gestão dos espaços sentidos pelos clientes – p. ex., a variabilidade das taxas de ocupação, criadas por modelos de trabalho híbridos e remotos – permitindo aumento de níveis de qualidade e uma maior eficiência na reconversão de utilização de tempos e recursos.

Hoje, é necessário pensar cada espaço como único e assegurar o reajuste da limpeza e desinfeção. Para isso, quão vantajosas são as soluções de limpeza inteligentes, como o CMS ou o QR Corde e tasks analytics, da Climex?

Versatilidade e transparência, pensando cada espaço dedicadamente. Imagine a potencialidade da digitalização da informação em detrimento de registos em papel, e com isso saber exatamente quando limpar o que é necessário, em lugar da tradicional limpeza com periodicidade fixa numa área que ainda está limpa por reduzida utilização. Significa que vamos utilizar exatamente os recursos necessários, de forma mais sustentável, para realizar o serviço, sem desperdício, p. ex., de água, de energia elétrica ou de químicos, obtendo um modelo de custo-benefício ambiental muito mais apelativo, para os clientes e o Planeta.

A utilização de sensores e a gestão suportada em dados analíticos permitem flexibilidade no ajuste da limpeza e desinfeção às reais necessidades de cada cliente e uma aproximação ao conceito de ‘on demand’, sem, no entanto, ser necessário um pedido efetivo, com a vantagem acrescida de disponibilização on time das evidências do serviço realizado.

Além disso, a Climex está assumidamente comprometida com ações de sustentabilidade. O que tem vindo a ser concretizado no seio da empresa e da sua atividade, perante questões como a proteção climática, menor consumo de água e menor pegada de carbono?

Em alinhamento com os objetivos de sustentabilidade, estamos a caminhar rumo à meta net zero.

Apontamos a digitalização de processos e procura contínua de novas soluções que permitam uma menor pegada de carbono como um dos principais destaques do que temos concretizado. Desenvolvemos o Portal do Colaborador com disponibilização digital de informação (recibos de vencimento, declarações e outras relevantes) e consequente redução do consumo de papel, para um universo de 2500 colaboradores. Disponibilizamos aos nossos clientes faturação eletrónica. Implementámos o CMS e o CMS+ aliando serviço a proximidade, otimizando rotas, reduzindo os quilómetros percorridos.

Temos recorrido à utilização de sistemas de limpeza mais inteligentes, que permitem reduzir o desperdício e aumentar a eficácia da limpeza. Algumas das medidas concretizadas passam por: utilização de mopas microfibras em detrimento da tradicional esfregona, porque necessitam de menos água para obter melhores resultados; utilização de produtos de limpeza mais concentrados, que nos permitem obter mais qualidade na limpeza, ter doses exatas de produto, reduzir a utilização supérflua e reduzir significativamente a quantidade de embalagens de plástico e, assim, os resíduos produzidos.

A prova em como a Climex tem caminhado lado a lado com a inovação e a sustentabilidade ao longo dos anos são os prémios que tem arrecadado, como por exemplo, nos European Cleaning & Hygiene Awards. Estas «validações» são importantes, até para a sua competitividade no mercado? De que forma?

Temos percorrido o caminho que consideramos oferecer maiores vantagens aos clientes e é para eles que trabalhamos na implementação de soluções inovadoras e sustentáveis. Os reconhecimentos que temos recebido nos últimos anos, principalmente internacionais, são sem dúvida uma validação do mercado à força da marca Climex.

2023 Pioneirismo e Inovação

O ano de 2022 está quase a dar lugar à entrada de um novo momento. Para o mesmo, que novidades a Climex irá apresentar?

Podemos dizer que em 2023 vai haver mais Climex para descobrir em pioneirismo e inovações nomeadamente em termos de sustentabilidade.