“Sermos uma Marca 100% Nacional é algo que me orgulha particularmente”

A LTX Iluminação Técnica é uma empresa credibilizada e reconhecida no mercado da iluminação e uma marca com Selo Nacional. Estas são algumas das componentes que hoje elevam a entidade em Portugal e além-fronteiras, não esquecendo, ainda, o seu compromisso com a sustentabilidade, eficiência energética e o meio ambiente. Em entrevista à Revista Pontos de Vista, o Administrador Carlos Manteigas aborda, além destes temas, a novidade que se traduz no atual showroom inovador e interativo que dá uma perspetiva real aos visitantes das suas soluções. Saiba tudo.

Data:

A LTX Iluminação Técnica foi fundada em 2006 em Portugal, sendo representante oficial TRILUX para Portugal, PALOP e Brasil. Após 16 anos de atividade, quem é hoje esta empresa?

A LTX é hoje uma empresa credibilizada e reconhecida no mercado da iluminação que, acima de tudo, se dedica a este setor num conceito alargado, completando um ciclo na sua oferta de serviços técnicos e especializados, com uma vasta gama de equipamentos de alta performance, nas vertentes de iluminação interior e exterior pública.

Ao longo destes 16 anos, que encaro de forma desafiante, ao mesmo tempo que gratificante, temos vindo a consolidar o nosso posicionamento no mercado, reflexo do crescimento em termos de negócio e equipa de profissionais qualificados, atualmente com 26 elementos, com atuação de norte a sul do país.

Se no início da nossa atividade tínhamos uma predominância na oferta de iluminação interior – funcional e generalista, pelo facto de ter começado este projeto diretamente ligado ao Grupo Trilux AG, que também se destacava nestas categorias, há cerca de quatro anos, no seguimento do negócio, percebemos a efetiva oportunidade de fortificar a nossa oferta na área da iluminação pública, tendo assumido a representação da reconhecida marca Italiana AEC Illuminazione.

Complementarmente, estando o tópico da eficiência energética no topo das nossas prioridades, constituímo-nos como uma ESE – Empresa de Serviços Energéticos, com o objetivo de podermos agregar outros serviços complementares à necessidade do futuro mercado de eficiência energética.

A missão da LTX Iluminação Técnica é oferecer soluções únicas de qualidade e um serviço de excelência, alta performance e inovação. De que forma a entidade tem conjugado estas três componentes, aliando-as, ainda, às expetativas dos clientes?

Seguindo uma estratégia que se rege pela qualidade, rigor e profissionalismo, critérios que não abdicamos na gestão da Empresa, regemo-nos diariamente na nossa atividade Comercial nos princípios da Sustentabilidade, Eficiência Energética e respeito pelo Meio Ambiente, absorvendo o melhor dos Nossos parceiros fornecedores nestas áreas.

Cumprir com as expetativas num mercado altamente competitivo, onde a oferta de equipamentos e novidades técnicas são uma constante, obriga-nos a estar sempre atentos, acompanhando as tendências e necessidades do mercado, tendo a mais-valia do reconhecimento, inovação e qualidade superior das marcas que representamos em exclusivo, como é o caso da Trilux e AEC Illuminazione.

Marcas, continuamente, premiadas a nível internacional pelo desenvolvimento de novas tecnologias, componente sustentável e design.

Além disso, a Iluminação tem um papel fundamental, quer na área dos custos, quer na área da eficiência energética de instalações. Neste contexto, qual é o compromisso da LTX Iluminação Técnica com a sustentabilidade, a eficiência energética e o meio ambiente?

Como referi anteriormente, a LTX não estando alheia aos grandes desafios ambientais, alinha a sua estratégia pelos princípios da Sustentabilidade, Eficiência Energética e respeito pelo Meio Ambiente, aplicando-os de forma ajustada em todos os projetos que desenvolvemos na Nossa ação comercial.

Estamos qualificados para estudar e propor as melhores soluções de Iluminação, em alinhamento com as mais recentes normas de Certificação Breeam, Leed e Well de forma a garantir o grau de sustentabilidade ambiental, atualmente requerida nas novas instalações. Cada assunto comercial é um desafio técnico sustentado na eficiência energética e exploração dos espaços, sustentado pelo conhecimento profundo dos colaboradores nesta área.

Iluminação Técnica inaugurou o seu showroom, em Lisboa, com várias marcas que representa. Sendo este um espaço inovador e interativo, que objetivos são aqui assumidos por parte da marca?

Posso dizer que este foi um projeto, há algum tempo idealizado, para integrar a nossa estratégia de proximidade, conhecimento, discussão e também formação para clientes e parceiros de negócio.

A tomada de decisão que levou à mudança de instalações, que ocorreu em 2020, já incluía a vontade de ter um espaço de exposição dinâmico, que interagisse com os nossos escritórios, para além da necessidade de uma área maior que acomodasse a equipa em crescimento.

Tendo a mudança ocorrido, em plena fase de pandemia, vimos este projeto adiado, mas não ultrapassado…, pelo que hoje, passados quase 2 anos, é um orgulho termos inaugurado este showroom com a presença de mais de duas centenas de amigos, clientes e parceiros que nos têm acompanhado no crescimento sustentado da empresa.

Mais do que termos uma exposição de alguns dos equipamentos mais recentes, inovadores e diferenciadores nas áreas que atuamos com maior predominância: iluminação interior e exterior pública, e gestão de iluminação. O Showroom foi idealizado para ser um espaço interativo, digital e experiencial que será otimizado como ferramenta de trabalho, onde se incluem formações técnicas, workshops e iniciativas com parceiros e fornecedores, relacionadas com o vasto mundo da iluminação.

A verdade é que a exposição e o teste de equipamentos das marcas que a LTX Iluminação Técnica representa no mercado, dá uma perspetiva real aos visitantes. Em que medida, receber clientes no showroom e desenvolver ações mais técnicas e representações dos produtos, eleva o nível de competitividade da empresa?

A relação de proximidade e trabalho conjunto com os nossos clientes e parceiros, desde o desenvolvimento do projeto, aos estudos, propostas e acompanhamento em obra, é uma das facetas que não abdicamos. As inovações na área de iluminação ocorrem a um ritmo muito veloz, pelo que procuramos passar esse conhecimento ao setor.

Ter agora um espaço que nos permite contactar diretamente com os equipamentos e criar iniciativas, quer de caracter mais formativo, quer de caracter mais lúdico, tendo sempre em vista a otimização das relações, aquisição de novos conhecimentos e competências, criação novas sinergias será com toda a certeza uma mais-valia.

A LTX Iluminação Técnica é, hoje, uma verdadeira referência em vários setores e uma marca com Selo Nacional. Que significado tem este selo não só para a empresa como também para os consumidores?

Sermos uma marca 100% nacional é algo que me orgulha particularmente. Tenho dedicado boa parte da minha vida a este projeto e, como administrador em funções, vivo diariamente os desafios e mudanças de paradigmas e, em especial, as muitas alegrias e conquistas, que vamos contabilizando com uma equipa de excelentes profissionais que se dedicam a entregar o melhor de si por esta empresa.

Como empresa certificada pela ISO 9001 e reconhecida com o estatuto de PME Líder 2021, orgulhamo-nos de promover uma contínua melhoria da organização, com o propósito de garantir a satisfação das expectativas dos nossos clientes e parceiros e o envolvimento dos nossos colaboradores e fornecedores na concretização dos nossos objetivos.

O ano de 2022 está na reta final e é tempo de reflexão. Como analisa o desempenho da LTX Iluminação Técnica nos últimos tempos? Já a olhar para os meses que se seguem, e sabendo que a marca tem uma nova área de negócio, que novidades nos pode confidenciar?

Temos seguido uma estratégia coerente, ao longos dos anos, no que respeita ao tipo de oferta de serviços e soluções que disponibilizamos na LTX, agregados a marcas de grande prestígio internacional.

Olhando para o futuro de forma positiva, sempre com vista ao crescimento e expansão do negócio, estamos mais focados na diversificação dos segmentos e extensão de gamas a setores mais técnicos e específicos, do que propriamente na internacionalização. Apesar de mantermos a operação ativa no Brasil e PALOP’s.

No entanto, olhando às mudanças socioeconómicas, nomeadamente influenciadas pela pandemia e, mais recentemente, pela guerra, o nosso desafio é ir mais além, crescendo para áreas diferenciadas, enquanto mantemos o nosso nível de serviço e posicionamento consolidado nos segmentos de iluminação que somos reconhecidos: serviços, retalho, escolas e iluminação pública.

Há cerca de um ano, beneficiando do nosso posicionamento no grande retalho, entrámos num novo segmento ‘nicho’ com uma oferta especializada de equipamentos de iluminação para expositores e móveis de frio.

Outros segmentos como a Indústria química, Agropecuária e o setor da Mineração já fazem parte integrante da estratégia comercial, como uma consequência natural do trabalho que se tem vindo a realizar nos últimos anos. Complementarmente, com o reforço na equipa de Exterior, marcaremos cada vez mais presença em processos de eficiência energética, onde nos sentimos por competência técnica muito direcionados.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 117

Popular

Mais Artigos deste tipo

Royal Palace vai realizar uma festa alusiva ao Carnaval

A Royal Palace, marca conhecida por organizar a melhor...

Repsol incorpora nos seus combustíveis mais de 100.000 m3 de biocombustíveis em 2022

A Instalação da multienergética no Terminal de Líquidos de...

MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

“O nosso investimento em soluções que acompanhem uma tendência...

Marina de Vilamoura recebe certificação 5 Gold Anchor Platinum

A Marina de Vilamoura anunciou, esta quinta-feira, num comunicado...