Na Black Friday deste ano espera-se que a procura seja mais direcionada para eletrodomésticos básicos como frigoríficos, máquinas de lavar roupa, aspiradores e todos aqueles equipamentos que são necessários numa casa, a par dos artigos de eletrónica como computadores, que continuam a liderar as pesquisas.
De acordo com o diretor de marketing do KuantoKusta, Ricardo Pereira, “a inflação está a ter impacto no poder de compra e nas prioridades de consumo. Vai haver menos margem para luxos e maior atenção à poupança”.
No top de categorias de produtos mais pesquisadas nestas primeiras duas semanas de novembro, encontram-se, em primeiro lugar, os portáteis, seguidos de sapatilhas, ares condicionados, fritadeiras, desumidificadores, televisores, salamandras, frigoríficos, smartphones e coffrets de cosmética.
O comparador de preços destaca a ausência de tablets e smartwatches desta lista, duas das categorias mais procuradas durante a black friday de 2021, e o aparecimento neste top de artigos mais essenciais, como sapatilhas e ares-condicionados.
Quais os produtos mais apetecidos na Black Friday?
Quanto aos artigos mais procurados entre 16 de outubro e 15 de novembro, encontram-se alguns favoritos dos consumidores portugueses, como a Playstation 5:
1 – Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G 6.67″ Dual SIM Graphite Grey
2 – Xiaomi Fritadeira Mi Smart Air Fryer MAF02 – 3.5L
3 – TV LG 55″ A26 OLED Smart TV 4K
4 – Sony PlayStation 5 825GB SSD
5 – iPhone 13 6.1″ 128GB Midnight
6 – Xiaomi Aquecedor Inteligente Elétrico Mi Smart Space Heater S 2200W
7 – Samsung Galaxy A33 5G 6.4″ Dual SIM 6GB/128GB Black
8 – iPhone 14 Pro 6.1″ 128GB Space Black
9 – Máquina de Secar Roupa Beko DS 8512 CX – 8kg Bomba de Calor
10 – FIFA 23 PS4
Apesar do orçamento estar a ser direcionado para produtos mais essenciais, há muitos artigos de tecnologia que não perderam popularidade e que continuam a ser muito pesquisados pelos portugueses, tal como a Playstation 5 e os últimos modelos de iPhone.
Quem vai comprar durante a Black Friday?
Neste arranque da Black Friday, as faixas etárias dos 18 aos 45 anos representam 59% dos utilizadores do KuantoKusta, um aumento de nove pontos percentuais, relativamente a 2021, o que representa uma queda do peso dos consumidores com idades mais altas.
“Constatamos que houve um aumento de visitas por parte dos mais jovens e alguma perda por parte dos mais velhos, ao contrário do que se passou durante a pandemia, o que é também um indicativo do regresso ao offline por parte dos consumidores que estavam mais habituados ao comércio tradicional”, explica Ricardo Pereira.
E é a faixa etária mais jovem, entre os 18 e os 24 anos, que passa mais tempo e visita mais páginas no website do KuantoKusta, mas continuam a ser faixas etárias mais altas as que gastam mais dinheiro nesta época: é entre os 35 e os 44 anos que se encontram os consumidores com o maior carrinho de compras.