Antevisão Black Friday: portugueses apostam na compra de eletrodomésticos

O comparador de preços e marketplace KuantoKusta já sente o interesse dos portugueses a fervilhar com a chegada dos descontos da Black Friday, tendo registado um aumento de 40% no número de visitas ao seu website entre 16 de outubro e 15 de novembro, em comparação com o período anterior, com a novidade de os consumidores estarem a redefinir prioridades face à redução do poder de compra.

Data:

Na Black Friday deste ano espera-se que a procura seja mais direcionada para eletrodomésticos básicos como frigoríficos, máquinas de lavar roupa, aspiradores e todos aqueles equipamentos que são necessários numa casa, a par dos artigos de eletrónica como computadores, que continuam a liderar as pesquisas.

De acordo com o diretor de marketing do KuantoKusta, Ricardo Pereira, “a inflação está a ter impacto no poder de compra e nas prioridades de consumo. Vai haver menos margem para luxos e maior atenção à poupança”.

No top de categorias de produtos mais pesquisadas nestas primeiras duas semanas de novembro, encontram-se, em primeiro lugar, os portáteis, seguidos de sapatilhas, ares condicionados, fritadeiras, desumidificadores, televisores, salamandras, frigoríficos, smartphones e coffrets de cosmética.

O comparador de preços destaca a ausência de tablets e smartwatches desta lista, duas das categorias mais procuradas durante a black friday de 2021, e o aparecimento neste top de artigos mais essenciais, como sapatilhas e ares-condicionados.

Quais os produtos mais apetecidos na Black Friday?

Quanto aos artigos mais procurados entre 16 de outubro e 15 de novembro, encontram-se alguns favoritos dos consumidores portugueses, como a Playstation 5:

1 – Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G 6.67″ Dual SIM Graphite Grey

2 – Xiaomi Fritadeira Mi Smart Air Fryer MAF02 – 3.5L

3 – TV LG 55″ A26 OLED Smart TV 4K

4 – Sony PlayStation 5 825GB SSD

5 – iPhone 13 6.1″ 128GB Midnight

6 – Xiaomi Aquecedor Inteligente Elétrico Mi Smart Space Heater S 2200W

7 – Samsung Galaxy A33 5G 6.4″ Dual SIM 6GB/128GB Black

8 – iPhone 14 Pro 6.1″ 128GB Space Black

9 – Máquina de Secar Roupa Beko DS 8512 CX – 8kg Bomba de Calor

10 – FIFA 23 PS4

Apesar do orçamento estar a ser direcionado para produtos mais essenciais, há muitos artigos de tecnologia que não perderam popularidade e que continuam a ser muito pesquisados pelos portugueses, tal como a Playstation 5 e os últimos modelos de iPhone.

Quem vai comprar durante a Black Friday?

Neste arranque da Black Friday, as faixas etárias dos 18 aos 45 anos representam 59% dos utilizadores do KuantoKusta, um aumento de nove pontos percentuais, relativamente a 2021, o que representa uma queda do peso dos consumidores com idades mais altas.

“Constatamos que houve um aumento de visitas por parte dos mais jovens e alguma perda por parte dos mais velhos, ao contrário do que se passou durante a pandemia, o que é também um indicativo do regresso ao offline por parte dos consumidores que estavam mais habituados ao comércio tradicional”, explica Ricardo Pereira.

E é a faixa etária mais jovem, entre os 18 e os 24 anos, que passa mais tempo e visita mais páginas no website do KuantoKusta, mas continuam a ser faixas etárias mais altas as que gastam mais dinheiro nesta época: é entre os 35 e os 44 anos que se encontram os consumidores com o maior carrinho de compras.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...