Feira do Mel e da Castanha regressa à Lousã entre os dias 18 a 20 de novembro

Este ano, a Feira do Mel e da Castanha terá lugar no Parque Municipal de Exposições e também em duas tendas instaladas em anexo ao mesmo. A 31ª edição contará com cerca de 100 expositores, que irão dinamizar os produtos endógenos, bem como a gastronomia local e nacional.

1083

A Câmara Municipal da Lousã volta a organizar a Feira do Mel e da Castanha – considerada a melhor do país – entre 18 a 20 de novembro, no Parque Municipal de Exposição e também em duas tendas colocadas em anexo a este.

A 31ª edição continuará a dinamizar o Mel DOP Serra da Lousã, os produtos endógenos, a gastronomia local e nacional. Este ano, o evento contará com a participação de aproximadamente 100 expositores, entre os quais: apicultores, produtores, comerciantes de castanha e de outros produtos endógenos, e instituições. Além disso, existirão no local cinco tasquinhas gastronómicas, que foram dinamizadas por associações da região.

Neste certame haverá espaço para a diversão e animação. Na programação constam atividades “promovidas por instituições e artistas locais, e, também, com artistas de dimensão nacional”, pode ler-se no comunicado divulgado pela autarquia.

A Feira abrirá ao público na sexta-feira, dia 18 de novembro, sendo que a inauguração oficial acontece pelas 18 horas. Desde às 18 horas e 30 minutos até às 21 horas e 30 minutos existirá animação com os Street Jazz Band, a companhia de Teatro “Um do Outro” e o “Homem Orquestra” dos Encerrado para Obras. Logo depois, às 22 horas, atua Rouxinol Faduncho e a primeira noite termina com a atuação de um DJ.

No sábado, dia 19 de novembro, o Grupo de Concertinistas da Lousã abre o palco, às 10 horas. Já entre as 11 horas e as 19 horas, “terá lugar o programa da RTP “Aqui Portugal”, que decorrerá ao vivo na Feira, com reportagens junto dos Expositores e em vários locais do concelho. O dia conta ainda com um Showcooking do Chef Flávio Silva pelas 16 horas, às 21 horas atuam os CoimbraBrass Band, seguindo-se a banda Doutor e os Aflitos, antes de encerrarmos a noite com Fernando Alvim”, adianta a Câmara Municipal na nota partilhada.

No último dia, 20 de novembro, dar-se-á a habitual Caminhada de São Martinho, pelas 8 horas e 30 minutos, com largada a partir do local de realização da feira. O espetáculo cultural segue às 11 horas, na Feira, pela Escola de Concertinistas da Lousã. Da parte da tarde, por volta das 15 horas a Companhia Um do Outro irá animar o público com teatro, uma hora depois haverá o showcooking “Rota dos mercados”, às 17 horas a Chiclateira e o tradicional magusto começa às 17 horas e 30 minutos. A agenda cultural encerra com a Orquestra Ligeira das Gândaras às 18 horas e 30 minutos.

A Câmara Municipal da Lousã salienta no comunicado que “a XXXI Feira do Mel e da Castanha é um Ecoevento ERSUC e que pela primeira vez irão ser utilizados copos recicláveis no recinto da Feira. A classificação de Ecoevento e a utilização de copos recicláveis atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade ambiental.”