GRUPO BÖWE investe em startup dedicada ao desenvolvimento de Robots Móveis Autónomos (AMR’s)

O Grupo BÖWE, um dos principais fornecedores de tecnologia integrada de automação com sede na Alemanha e presente em Portugal há mais de 40 anos, anunciou um investimento de cerca de 8,2 milhões de dólares na MOV.AI - uma startup que tem apostado em revolucionar o desenvolvimento de Robots Móveis Autónomos (AMR). O investimento liderado pelo Grupo BÖWE inclui os investidores já existentes da MOV. AI - State of Mind Ventures, NFX e Viola Ventures. Este investimento reflete a visão estratégica da BÖWE sobre a robótica no futuro da automação e é um voto de confiança na abordagem inovadora da MOV.AI ao software de robots.

2078

A automação está a desempenhar um papel cada vez mais importante na cadeia de abastecimento, especificamente na intralogística, com os robots na vanguarda desta tendência. A ABI Research estima que a nível global, os robots móveis nos armazéns vão crescer cerca de 40% entre 2021 e 2030, atingindo mais de 500.000 envios globais em 2030.

Até à data, o desenvolvimento – e, mais importante, a implementação – de Robots Móveis Autónomos (AMRs) tem sido uma tarefa dispendiosa e morosa, devido a um software de robots monolítico e inflexível que está fortemente associado ao hardware de robots. “Estamos muito otimistas na capacidade da MOV.AI para modernizar o mercado da robótica, um mercado que é um pilar fundamental na automação industrial moderna e está preparado para o hiper crescimento”, afirma Joachim Koschier, Managing Director do Grupo BÖWE. “A MOV.AI Robotics Engine PlatformTM permite uma colaboração estreita entre humanos e robots em projetos de automação – algo que o GRUPO BÖWE experimentou em primeira mão como cliente. A transformação digital que ocorre no espaço intralogístico requer flexibilidade, agilidade operacional e manutenção. A MOV.AI fornece a infraestrutura completa e as ferramentas necessárias para criar e operar frotas de qualquer AMR”.

A MOV.AI Robotics Engine Platform altera a forma como os AMR’s são construídos, separando o software do hardware e oferecendo aos fabricantes de AMR e integradores de automação as ferramentas de qualidade empresarial de que necessitam para uma automatização avançada. A Robotics Engine PlatformTM ajuda os fabricantes de AMR a desenvolver e diferenciar rapidamente os seus robots. Aos integradores de automação podem implantar em dias, não meses, e garantir um funcionamento seguro com a operação ininterrupta em ambientes de negócios e operacionais em constante mudança.

“Estamos entusiasmados por ter um líder tão inovador como o Grupo BÖWE a juntar-se ao nosso forte grupo de investidores”, disse Motti Kushnir, CEO da MOV.AI. “A pressão sobre as cadeias de abastecimento cria uma oportunidade para os fabricantes de AMR e integradores de automação, que precisam de desenvolver e implantar robots que atendam rapidamente às necessidades dos clientes. O Grupo BÖWE é um líder no mundo da intralogística e automação. Os seus conhecimentos e especialização vão impulsionar a MOV.AI e a capacidade de atender às necessidades dos clientes e alargar o nosso alcance de mercado. Estamos gratos aos nossos investidores – State of Mind Ventures, NFX, Viola Ventures e agora Grupo BÖWE– pela sua crença contínua na nossa visão e capacidade de a executar”.