Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla assinala-se a 4 de dezembro

Nesta data comemora-se também o 39º aniversário da Associação Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), numa altura em que os avanços nas investigações da EM antecipam resultados promissores.

1848

A anteceder esta efeméride vai realizar-se nos dias 2 e 3 de dezembro o XVII Congresso Nacional de Esclerose Múltipla, onde o tema central é: “A caminho das curas para a Esclerose Múltipla – Um Novo Horizonte”. A questão que se impõe é:  Será possível, no futuro, curar ou prevenir a EM?

Perseguindo o objetivo das edições anteriores, o XVII Congresso Nacional de Esclerose Múltipla pretende ser um congresso de e para as pessoas com Esclerose Múltipla (PcEM), que pretendem respostas para questões decisivas e maior conhecimento sobre a doença.

Para dar seguimento a este objetivo, e em prol do conhecimento, a SPEM aderiu a um novo Consórcio Internacional de Associações de EM, visando desenvolver os Caminhos para as Curas da EM – “pathways to cure for MS”.

O desafio que dá mote ao tema central do Congresso – Será possível, no futuro, curar ou prevenir a EM? assenta em três caminhos em que a ciência, a neurologia e a classe médica estão a apostar, com resultados promissores:

1 – Atrasar o processo da doença através do diagnóstico precoce e da medicina de precisão;

2 – Restaurar as funções perdidas, revertendo danos e sintomas;

3 – Prevenir a EM por meio de prevenção, tendo em conta os fatores de risco e história familiar.

Porque a SPEM acredita que a cura para a EM está no seu horizonte, este Congresso é determinante para que as PcEM, Familiares e Associações estejam informados sobre as novas evoluções acerca da doença e que o conhecimento é prioritário para agir com determinação e esperança.

O XVII Congresso Nacional de Esclerose Múltipla vai realizar-se de forma híbrida, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2022. Presencialmente será em Lisboa, na Associação Nacional de Farmácias num espaço pensado para quem tem mobilidade reduzida, com todas as acessibilidades asseguradas.