Dicas para a desinfestação de empresas

Como proceder à desinfestação de empresas? Quais as principais pragas? E em que áreas é preciso intervir? Conheça as soluções da Truly Nolen.

Data:

A Truly Nolen, líder mundial em controlo de pragas, desinfeção e HACCP, atua tanto no mercado doméstico como no empresarial. A desinfestação em empresas de restauração e espaços de saúde, assim como outras indústria, é uma das suas principais áreas de negócio.

Presente em Portugal desde 2000, a empresa combina experiência, conhecimento e as técnicas adequadas a cada caso. Assim, a Truly Nolen propõe a solução de desinfestação profissional e posterior controlo de pragas nas empresas. Só assim é possível ter a garantia de que insetos ou roedores são completa e eficazmente eliminados. Com um tratamento amador, o mais provável é que o problema seja apenas disfarçado ou escondido, com a praga a tornar-se ainda mais grave com o passar do tempo.

Restauração: os desafios da desinfestação e HACCP

Qualquer negócio de restauração e similares implica uma série de procedimentos de higiene e segurança alimentar. Afinal, ratos, baratas e outras pragas podem transmitir uma série de doenças que colocam em risco a saúde humana. É precisamente para evitar estas situações que o sistema HACCP (Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos) é obrigatório em todos os estabelecimentos de restauração e similares e demais empresas do setor alimentar, em toda a União Europeia.

Na desinfestação de empresas de restauração, a Truly Nolen efetua o tratamento necessário e cria uma rotina de prevenção eficaz do espaço, adequando-a à dimensão do negócio.

É necessária a intervenção de técnicos certificados, que usam os protocolos e técnicas indicadas para fazer a inspeção do local. Os especialistas determinam os possíveis pontos de entrada, como rachas, buracos ou ralos, prevenindo o aparecimento dos desagradáveis bichos.

A Truly Nolen recorre à metodologia de Gestão Integrada de pragas (GIP) para manter as pragas controladas, através da adoção de procedimentos mecânicos, sanitários, químicos e biológicos, em conjunto com programas educativos. Este método, aliás, é usado tanto na indústria alimentar como na farmacêutica.

Com a disponibilização de um Mapa de Localização de Estações de Isco, Armadilhas Múltiplas e Insetocoladores, o restaurante ou similar fica a saber onde se encontram os equipamentos e materiais, de forma a garantir a segurança e acessibilidade dos mesmos.

Saúde: cuidados extra na desinfestação e controlo de pragas

A desinfestação em empresas e instalações de saúde é outra área de atuação da Truly Nolen, que exige um alto nível de responsabilidade e risco. Uma praga instalada num hospital ou centro de saúde, por exemplo, pode contaminar centenas de pessoas, muitas das quais debilitadas e, como tal, mais sujeitas a problemas de saúde graves.

A intervenção da Truly Nolen passa pela inspeção especializada de todas as instalações, garantindo a esterilização dos espaços e a aplicação das melhores práticas nos cuidados com alimentos, matérias-primas e medicamentos.

Tal como na indústria alimentar, há que criar uma rotina diária focada na prevenção, limpeza e saneamento, através da Gestão Integrada de Pragas, com base nas técnicas e fundamentos certificados.

Para o tratamento e eliminação de pragas na área da saúde, a Truly Nolen utiliza exclusivamente biocidas de uso profissional registados e aprovados pelo Ministério da Saúde. A aplicação dos produtos inseticidas ou raticidas deve obedecer a uma série de requisitos, já que é suscetível de criar contaminação cruzada com medicamentos ou provocar vapores não recomendados para pessoas com problemas respiratórios.

Mas como saber quando atuar? E quais as principais pragas a combater?

Uma praga é definida como um surto de um número elevado de uma determinada espécie, que leva a desequilíbrios ecológicos e pode ser composta por insetos, ácaros, aves, entre outros. É o caso de baratas, térmitas, ratos ou pombos, entre outros. Sempre que detetar sintomas de sujidade inesperada, estragos em mobiliário ou paredes, sons de pequenos passos ou mesmo a presença de insetos junto à zona onde armazena os alimentos, está na hora de chamar um especialista em desinfeção.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

Natixis em Portugal promove Academia COBOL

A Natixis em Portugal irá promover a segunda edição...

Rui Caria apresenta documentário “Mulheres de Sol e Sal” na Xiaomi Master Class 2024

A Xiaomi, líder global em inovação, apresenta a segunda...

Câmara de Lisboa aprova aumento da taxa turística para quatro euros por noite

A proposta de PSD/CDS-PP prevê também a atualização da...

DepilConcept abre clínica na Maia

Os novos franchisados da insígnia vêm de áreas distintas....