Mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

Com base nos dados do SIBS Analytics, o comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Na última Black Friday, que ocorreu a 25 de novembro, mais de um quinto (22%) do valor gasto foi em compras online. Um peso que supera os 18% do valor de compras online no ano passado e que compara com os 16% e 12% de 2020 e 2019, respetivamente, anos marcados por fortes restrições relacionadas com o combate à pandemia de COVID-19.

Data:

Em linha com este crescimento do comércio online, o MB WAY continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos dos portugueses. Na Black Friday de 2022, o MB WAY foi utilizado 17,3 vezes mais nas compras físicas do que em 2019 e 5,9 vezes mais nas compras online, mantendo a tendência de crescimento que já registou nos anos anteriores pela sua conveniência, simplicidade e segurança.

Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week (entre 21 e 28 de novembro) , uma vez que as campanhas comerciais relacionadas com este período também se têm estendido por este período. Neste contexto, o dia da Black Friday de 2022 verificou um menor crescimento de valor de compras face à média do mês de novembro quando comparado com o período homólogo (1,35 vezes vs 1,5 vezes em 2021). Além disso, em linha com esta evolução, o total de compras na Black Week aumentou 12% face ao ano passado, enquanto na Black Friday o crescimento foi de 7%. No que toca ao valor médio das compras, este desceu 5,4% face ao período homólogo, de 42,7 euros para 40,4 euros.

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” (2,6 vezes de crescimento face à média diária do mês de novembro), “Beleza Cosméticos e Perfumes” (2,1 vezes), “Material Desportivo e Recreativo” (1,6 vezes) e “Jogos, Brinquedos e Bens de Puericultura” (1,5 vezes). No Top 5 deste ano verificou-se a entrada da categoria de “Decoração e Artigos para o Lar” e a saída da categoria de “Tecnologia”.

A nível distrital, é em Coimbra, Braga e Bragança que se verifica o maior crescimento de compras na Black Friday face à média do mês de novembro, enquanto os distritos mais a sul, Santarém e Portalegre estão entre aqueles que apresentam menor crescimento.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 136

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Nestes 20 anos, fomos desafiados a evoluir, inovar e adaptar-nos a um mundo em constante mudança”

Quantos de nós, quando somos pequenos, nos perguntam: “O...

“Festas Felizes sem comprometer a Saúde”

Num País onde a roda dos alimentos é utilizada...

Welcome Discover Angola, a Sustentabilidade do Turismo e a valorização da Economia local

A completar o seu primeiro aniversário, o Welcome Discover...