Cinemas quase duplicam receitas e audiência até novembro face a 2021

As salas de cinema contaram este ano, até novembro, com 8,3 milhões de espetadores e 47,6 milhões de euros de bilheteira, quase o dobro face ao período homólogo de 2021, revelou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Data:

Os dados mensais divulgados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) indicam que entre janeiro e novembro deste ano, os cinemas acolheram 8.360.487 espetadores, ou seja, mais 84% do que em período igual de 2021, quando se registaram 4.541.669 entradas.

Quanto à receita de bilheteira, até novembro, a exibição de cinema registou 47,6 milhões de euros (ME), o que representa um aumento de 88,4% face a 2021, que teve 25,2 ME.

Apesar de ainda não estarem contabilizados os dados de dezembro, a exibição cinematográfica em sala de cinema este ano irá superar substancialmente o ano passado.

Do total de 47,6 milhões de euros de receita de bilheteira contabilizados até novembro, 32 ME foram faturados pela exibidora NOS Lusomundo Cinemas, que segue líder do mercado.

No que diz respeito a filmes portugueses, este ano foram produzidas 91 obras, entre longas e curtas-metragens, o que representa o maior número em quase uma década (desde 2013).

A liderar a tabela dos filmes com maior audiência este ano em Portugal continua “Top Gun: Maverick”, de Joseph Kosinski, com um total de 713.828 espetadores e 4,4 milhões de euros de receitas.

Estreada em agosto, a comédia “Curral de Moinas – Os banqueiros do Povo”, de Miguel Cadilhe, é o filme português mais visto este ano, com 313.567 espetadores.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 131

Popular

Mais Artigos deste tipo

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia apresenta campanha “O poder do segundo cérebro”

O intestino tem no seu interior um sofisticado sistema...

Xiaomi introduz a nova geração de TVs: Xiaomi TV A 2025 e Xiaomi TV A Pro 2025

Xiaomi TV A 2025: Vida inteligente, Visualização sem Limites A...

Madalena Cascais Tomé reconduzida como CEO do Grupo SIBS

A Assembleia Geral do Grupo SIBS elegeu, esta segunda-feira,...

Setor energético: mercado livre absorve 70% das reclamações

O Portal da Queixa registou um crescimento no número...