Coliseu do Porto completa hoje 81 anos de história

O Coliseu do Porto abriu portas no dia 19 de dezembro de 1941. Os festejos do 81º aniversário contam com uma programação especial, a partir das 17 horas.

746

19 de dezembro de 1941, foi a data de abertura do Coliseu do Porto. Naquele ano, um sarau de dança marcou o início da história deste espaço cultural. Atualmente, com 81 anos de idade também é considerado como uma das grandes salas de espetáculo da cidade do Porto.

Para celebrar uma história com mais de oito décadas, hoje há festa no Coliseu do Porto. A entrada é livre para todas as iniciativas previstas, mas está condicionada há limitação dos espaços.

A programação tem início às 17 horas “no Foyer, com uma visita guiada especial de aniversário, conduzida pela Presidente do Coliseu Porto Ageas, Mónica Guerreiro, e que vai passar por um espaço secreto do edifício: a Adega”, adianta o Coliseu Porto Ageas, num comunicado divulgado no seu website oficial.

Este primeiro momento é limitado a 35 pessoas, por isso exige uma inscrição prévia, para o seguinte e-mail: inscricoes@coliseu.pt.

Uma hora depois, às 18h00 decorrerá a atuação da Orquestra do Salão Jardim Passos Manuel, no Salão Ático. “Nos últimos dois anos, o Coliseu trabalhou na organização, limpeza, digitalização e tratamento arquivístico do espólio de cerca de duas mil partituras que constituem património histórico da instituição aniversariante e da cidade. O objetivo passa, agora, por reativar a orquestra, em bailes/chás dançantes, de periodicidade mensal”, pode ler-se na nota partilhada.

Pelas 18h45, na Sala Principal dar-se-á a cerimónia de revelação do(a) vencedor(a) da primeira edição do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas, na categoria artes circenses.

Numa festa de aniversário tem que existir música. O primeiro momento musical da noite será marcado pelo “lançamento das três bandas sonoras do Circo do Coliseu 2020-2021-2022. Nos últimos três anos, desafiámos compositores nacionais a criarem uma banda sonora original e arranjos para os espetáculos de Circo apresentados pelo Coliseu, que depois foram interpretadas ao vivo em todas as sessões”, conta a instituição.

Logo depois, irá cantar-se os parabéns ao Coliseu do Porto. Por isso, “convidámos os Canto Nono, octeto vocal cuja direção artística pertenceu, durante duas décadas, a José Mário Branco, para uma atuação especial”, remata o Coliseu Porto Ageas.