“O alcance global é um fator de diferenciação chave, do qual estamos realmente Orgulhosos”

O que distingue uma marca de prestígio das "outras"? Que impacto tem a capacidade de promover a transparência, confiança e o rigor no mercado? Joel Cardenas, Market Head Business Development e David Burgos, Diretor Comercial, do Grupo TMF, em entrevista à Revista Pontos de Vista, falaram um pouco mais sobre a marca, que foi fundada na Holanda nos anos 80 e é hoje um player de enorme importância e prestígio no mercado nacional e internacional, sem esquecer a ligação que perpetua entre Portugal e o Luxemburgo.

159

TMF Group foi fundada na Holanda nos anos 80 e desde aí foi trilhando caminho e construído a reputação que conhecemos nos dias de hoje. Acreditando no poder do comércio global para criar paz e prosperidade, qual tem sido o papel da marca no apoio aos clientes no processo de promoção de investimento, no emprego e no crescimento económico?

Joel Cardenas (JC) De facto, a reputação é fundamental para nós, e, obviamente para os nossos clientes, parceiros de negócios e investidores. Nós estamos orgulhosos do nosso nome e daquilo que temos conquistado até agora. Durante décadas, nós ajudamos os clientes a investirem e a operarem com segurança, em todo o mundo, trazendo níveis de governança e garantia de qualidade, que inspiraram confiança. Nós fornecemos serviços administrativos necessários para administrar entidades legais com conformidade e eficiência, incluindo administração de fundos, incorporação e supervisão fiduciária, registos regulatórios, contáveis e fiscais, administração de funcionários e folha de pagamentos. Nós entendemos a relação com os nossos clientes, numa base de longo prazo. E fornecemos experiência em várias jurisdições, como por exemplo, os nossos clientes podem estar focados no seu core business e nós cuidamos de questões administrativas críticas, de gestão e de serviços corporativos e contabilísticos. A confiança é a chave da nossa relação com os clientes e nós somos conhecidos pela confiança e transparência. A reputação é a nossa chave mestra para abrir a porta da confiança.

Com escritórios em 86 jurisdições, a TMF Group combina alcance global com o conhecimento local. Isso significa que a empresa é capaz de antecipar e lidar com medidas locais, enquanto que fornece aos clientes um serviço consistente em cada jurisdição? Este é um forte fator de diferenciação?

David Burgos (DB) Claramente que sim. “O alcance global com conhecimento local” é o nosso ADN. Nós marcamos presença em 86 jurisdições com 120 escritórios totalmente operados pela TMF Group. Nós cobrimos mais de 92% do PIB mundial e 95% da entrada de IED. Nós atendemos corporações, instituições financeiras, gestores de ativos, private equity, investidores imobiliários, e escritórios familiares. Os nossos clientes incluem mais de 60% da fortuna global 500 e FTSE 100, e quase metade das 300 maiores empresas de gestão de investimentos. Estes números são bastante impressionantes. Nós sabemos que o mundo está numa constante evolução e nós trabalhamos num ambiente muito dinâmico e com uma regulamentação em rápida mudança, portanto em cada jurisdição são necessários profissionais altamente qualificados, e aí entra o nosso conhecimento local. Temos programas e políticas globais de treino que são seguidos pelos nossos, aproximadamente 10.000, colegas em todo o mundo, para nos mantermos atualizados. Nós preocupámo-nos com os nossos clientes, mas, primeiro, preocupámo-nos com as nossas pessoas, e, por isso é que é essencial manter o conhecimento local para o nosso negócio. O alcance global é um fator de diferenciação chave, do qual estamos realmente orgulhosos.

A marca afirma que algumas das jurisdições mais emocionantes do mundo também são as mais difíceis de operar. Em relação ao Luxemburgo, como é que o mercado deste país tem vindo a crescer e a tornar-se competitivo e com potencial?

JC Um país politicamente estável, localizado no coração da Europa: Luxemburgo é uma porta única para o mercado europeu mais amplo. Aliado à sua localização geográfica, o Luxemburgo possui uma excelente infraestrutura, um ambiente fiscal favorável e uma elevada qualidade de vida; todos os aspetos que fazem de Luxemburgo um local gratificante e interessante para se fazer negócios. Luxemburgo é líder na distribuição global de fundos e o segundo maior centro de fundos de investimento do mundo, com 5,5 triliões de euros de ativos sob gestão. O Luxemburgo é conhecido internacionalmente pela sua estabilidade política, económica e regulamentar, oferecendo o enquadramento perfeito para os investidores. O escritório da TMF Luxemburgo é um dos maiores e atendemos clientes de fundos, mercado de capitais, corporações e private wealth. Em linha com a nossa estratégia de crescimento no negócio de fundos no Luxemburgo, a TMF Group concluiu em 2021 a aquisição de uma empresa de gestão regulamentada com sede em Luxemburgo, agora chamada TMF Fund Management, que está ao serviço dos Fundos de Investimento Alternativos (FIA) e dos Organismos de Investimento Coletivo em Valores Mobiliários (OICVM), ajudando a desenvolver o nosso negócio de administração de fundos. A oferta dos seus serviços é uma componente-chave da nossa estratégia de fundos, o que nos permite ser um provedor de serviços completos. A adição desta equipa excecional fortaleceu a nossa posição como fornecedor líder de soluções integradas para gestores de fundos. Atualmente somos mais de 350 profissionais no Luxemburgo. Apesar da incerteza atual sobre as perspetivas económicas mundiais, com o Fundo Monetário Internacional a prever apenas 2% de crescimento do PIB global em 2023 e as desacelerações, e, possivelmente, até as recessões nos EUA, Europa e China, felizmente para a TMF Group, dado o nosso alcance global, o portfólio diversificado de clientes e a ampla gama de serviços, temos uma base sólida para navegar nesses tempos incertos. Os nossos clientes precisam de nossa ajuda para manter as suas operações em conformidade, independentemente, de serem lucrativas ou crescentes. Se continuarmos a fornecer um ótimo serviço e ajudá-los a manter a conformidade, continuaremos a crescer.

Nós sabemos que a interação da TMF Luxembourg com a TMF Portugal é muito boa e ainda compartilham alguns clientes. Como é que define essa relação neste momento?

DB A relação entre Portugal e o Luxemburgo é historicamente longa e forte.  Portugal está muito presente no Luxemburgo com uma grande comunidade, já há várias gerações que as pessoas nascem e crescem no Luxemburgo, juntamente com os negócios e o comércio, entre os dois países. Falamos antes sobre a nossa presença global e o conhecimento local: o link Luxemburgo e Portugal pode mostrar a importância disso. As possibilidades são ilimitadas na TMF Group para ajudar clientes e investidores com a combinação do nosso conhecimento e experiência. De facto, Portugal está a mudar rapidamente com importantes desenvolvimentos liderados pelo Governo, modernizando e estabilizando a economia e aumentando a sua competitividade internacional, sendo mais fácil para os países estrangeiros investirem e fazerem negócios. Um exemplo de nosso conhecimento local em Luxemburgo, é que temos uma equipa dedicada a prestar serviços a clientes da Península Ibérica e da América Latina, com falantes nativos de português e espanhol, e experiências nessas duas regiões. Na nossa estratégia, isso ajudou-nos a fortalecer o relacionamento não só com os clientes, mas também com os nossos parceiros de negócios. A título de exemplo, a nossa Country Leader em Portugal, Mariana Veríssimo, trabalhou vários anos no setor financeiro no Luxemburgo e decidiu regressar ao seu país de origem, onde é atualmente Diretora Executiva da TMF Portugal.

A verdade é que a TMF Group compreende totalmente a complexidade de operar uma empresa ou investir em escala global. Nesse sentido, qual tem sido a importância das soluções digitais existentes neste meio, para aumentar e melhorar a resposta nos países onde operam? Que estratégia digital e tecnológica, transformadora e disruptiva assume a marca?

JC Reconhecemos que a inovação e a tecnologia são uma das chaves mais evidentes para o futuro. Os negócios são e serão muito competitivos e esse ponto fará cada vez mais a diferença no futuro. Fazemos questão de que os nossos clientes nos reconheçam pelo impecável atendimento e continuaremos a investir na inovação e nas melhores soluções de negócios. O confinamento durante a pandemia foi um desafio para todos e mudou a forma como fazemos negócios. Estamos muito orgulhosos de como nos adaptamos de um dia para o outro, de como a TMF Group conseguiu implementar aquilo que era necessário para que todas as pessoas pudessem trabalharem remotamente e garantir a continuidade dos negócios. Este foi realmente um desafio, mas fomos capazes de responder às necessidades dos nossos clientes. Hoje em dia, combinamos o trabalho a partir de casa com a presença no escritório. As nossas soluções digitais existem para aumentar e aprimorar a nossa combinação única de especialistas e recursos de entrega em cada jurisdição em que operamos, de maneira eficiente. A nossa estratégia digital reúne recursos de tecnologia transformadora e disruptiva para criar novos modelos de entrega digital, aprimorar a experiência do cliente e fornecer informações e análises valiosas. O nosso principal objetivo é simplificar um mundo complexo para os nossos clientes, para que eles possam concentrar-se em administrar os seus negócios, ou investir em todo o mundo, que é o que realmente importa para eles. Na nossa estratégia, a tecnologia é um dos pilares para atingir o nosso objetivo de tornar o TMF Group famoso pelo seu serviço excecional, e hoje, já podemos oferecer soluções aos nossos clientes, à nossa plataforma de cliente digital de próxima geração, ou uma solução global de inteligência de folha de pagamento.

Além disso, a empresa também está firmemente comprometida com as ambições da ONU, contribuindo para o crescimento económico sustentável. Atendendo às diferentes áreas de atuação da TMF Group, em que medida a sustentabilidade é necessária, vantajosa e fator de competitividade empresarial?

DB Na TMF Group, estamos realmente comprometidos com o crescimento económico sustentável. Só existe um planeta e não existe um planeta B se quisermos citar o título do famoso livro de Mike Berners-Lee. Nesse sentido, mais do que uma questão de competitividade empresarial, entendemos que é o certo a se fazer e é o que os nossos clientes e parceiros de negócios esperam. Na TMF Group, somos avaliados externamente pela EcoVadis (uma fornecedora líder e confiável de classificações de sustentabilidade de negócios globais, bem como ferramentas de inteligência e melhoria de desempenho colaborativo para cadeias de suprimentos globais) e estamos muito satisfeitos por manter a nossa medalha de prata ESG para 2022: a nossa classificação mostra aos nossos clientes, funcionários, fornecedores e investidores uma confirmação independente do nosso compromisso com a sustentabilidade. Além disso, somos signatários do PRI (Princípios para o Investimento Responsável), demonstrando novamente o nosso compromisso de incluir fatores ESG na tomada de decisões de investimento e propriedade. Também estamos orgulhosos de sermos recentemente nomeados ‘Melhor Administrador de Fundos – ESG’ nos prémios da Private Equity Wire nos EUA em 2022. Seguimos os mais altos padrões éticos e profissionais: operamos em mais de 20 países regulamentados e temos mais de 200 licenças, o que nos traz uma grande responsabilidade, por isso a gestão de riscos regulatórios e operacionais é muito importante para nós e para os nossos clientes. Além disso, o nosso objetivo como Grupo é ser o empregador de escolha onde quer que operemos. Temos orgulho de nossa parceria com a Ashoka, uma organização internacional que apoia empreendedores sociais a promover mudanças reais em comunidades ao redor do mundo. Nós, como organização, rejeitamos qualquer forma de exploração ou supressão dos direitos humanos, em compromisso com os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos e a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho.

Luxemburgo e Portugal partilham histórias e cada vez mais partilham negócios. Na sua opinião, acredita que o futuro da ligação entre estes países passará, precisamente, pela digitalização, inovação e sustentabilidade? Como e qual o será o papel da TMF Group nesta próxima proximidade?

JC Com certeza, entendemos perfeitamente a complexidade de operar um negócio ou investir em escala global. Acreditamos que as soluções digitais existem para aumentar e melhorar a nossa combinação única de especialistas e capacidades de entrega nas 85 jurisdições em que operamos, sendo Portugal uma delas. A nossa estratégia digital reúne recursos de tecnologia transformadora e disruptiva para criar novos modelos de entrega digital, aprimorar a experiência do cliente e fornecer informações e análises valiosas. Tornamos um mundo complexo simples para nossos clientes, para que eles possam concentrar-se em administrar os seus negócios ou investir em todo o mundo. O Luxemburgo, enquanto principal hub de fundos da União Europeia (UE), tem sido uma jurisdição chave para uma parte significativa dos investimentos recentes em Portugal, especialmente quando se trata de investimentos imobiliários. Graças aos incentivos legais, fiscais e financeiros em vigor em Portugal, o mercado está a sensibilizar e a interessar-se pelas entidades reguladas, conduzindo a uma diversificação dos stakeholders – quer ao nível do investidor, quer ao nível do tipo de estrutura de investimento.