“O Grupo Naval tem sido uma escola”

Albertina Joaquim, Coordenadora do RH Operacional, licenciada em Direito, colaboradora do Grupo Naval no departamento de Recursos Humanos há nove anos

467

Fazer parte da equipa de RH da Naval…

Entrei ao Grupo Naval como Assistente Comercial, duas semanas depois da minha contratação fui convidada para trabalhar como Assistente de RH. Tinha acabado de concluir o ensino médio, não tinha nenhuma experiência profissional e tinha receio de não conseguir concretizar os objetivos da empresa. Aceitei o desafio e abracei a oportunidade que me foi dada na altura, fui conhecendo as responsabilidades e atividades do RH e crescendo dia pois dia. Hoje sou a Coordenadora Operacional da Direção de Pessoas e Comunicação do Grupo.
O Grupo Naval tem sido uma escola. Deu-me a oportunidade, formou-me e continua a apostar em mim. Aprendo coisas diariamente, aprendi a trabalhar PRIMAVERA e SAP, recebi a formação adequada para poder trabalhar com estes sistemas.
No Grupo Naval encontrei pessoas simples e dispostas a dar aquele suporte que me transformou na profissional que sou hoje, sempre trabalhei com pessoas que considero super-humanos, acolhedores e profissionais. Em suma, resumo o Grupo NAVAL com uma só palavra: FAMÍLIA.
Trabalhar na Direção de Pessoas & Comunicação tem sido um desafio, não tinha know-how nem experiência na área, com o passar do tempo apaixonei-me pela área e hoje afirmo que não há nada melhor do que trabalhar com Pessoas.
No ano 2021, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com a Nídia Costa, uma profissional competente, com vasta experiência na área de Recursos de Humanos.
Já passei vários ciclos no Grupo Naval, mas com a Nídia Costa sinto que partilhamos a mesma sintonia em termos do que pretendemos enquanto equipa para a nossa Organização, tem um vasto conhecimento na área de RH, o seu nível de exigência é muito elevado, o que define padrões de entrega acima da média. A passagem de conhecimento pauta a sua forma de estar e a superação de metas diárias em equipa tem sido o nosso grande objetivo. A Nídia trouxe diversas inovações para Grupo e hoje trabalhamos com processos e procedimentos menos burocráticos, mais simplificados e dinâmicos, sem medo de mudanças e se adaptar às mutações que o mercado tem apresentado. Trabalhar com a Nídia Costa tem sido uma aprendizagem diária, cresci imenso em termos de conhecimento, mas também em termos de carreira. Foram-me atribuídas novas e mais responsabilidade, sei que o meu papel hoje em dia tem uma maior visibilidade dentro da organização graças à Nídia. Atualmente sinto que os RH são uma EQUIPA, que a nossa voz é ouvida na organização e que a nossa opinião é importante.