De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, num artigo publicado no website oficial da Airlineratings.com, entidade que monitoriza o desempenho das companhias aéreas na vertente de segurança aérea, a TAP Portugal encontra-se na lista das 20 transportadoras mais seguras do mundo para 2023, estando posicionada no sexto lugar.
Em primeiro lugar do ranking está a Qantas, em seguida a Air New Zealand, Etihad Airways, Qatar Airways, Singapore Airlines, TAP Air Portugal, Emirates, Alaska Airlines, EVA Air, Virgin Australia/Atlantic, Cathay Pacific Airways, Hawaiian Airlines, SAS, United Airlines, Lufthansa/Swiss Group, Finnair , British Airways, KLM, American Airlines e Delta Air Lines, avançou a organização.
Conforme o editor-chefe da AirlineRatings.com, Geoffrey Thomas, que foi citado no mesmo artigo “essas companhias aéreas são destaques na indústria e estão na vanguarda da segurança, inovação e lançamento de novas aeronaves”.
O mesmo responsável adiantou também que para serem realizados estes rankings são analisadas certas informações, como por exemplo, a existência de “acidentes ocorridos em cinco anos, incidentes graves durante dois anos”, bem como “auditorias de órgãos dirigentes da aviação e associações líderes, a idade da frota” e ainda análises especializadas relativas ao treino dos pilotos e protocolos covid-19. “No entanto, todas as companhias aéreas têm incidentes todos os dias, e muitos são problemas de fabricação de aeronaves ou motores, não problemas operacionais da companhia aérea. É a maneira como a tripulação lida com esses incidentes que determina uma boa companhia aérea de uma insegura”, referiu Geoffrey Thomas.