Para esta obra da Brisa, a CIN forneceu produtos que permitem a proteção integral de estruturas de betão e a proteção anticorrosiva de estruturas metálicas. Para as primeiras foram utilizados dois produtos: C-POX® W210 HB, revestimento epóxi aquoso com partículas cerâmicas especialmente desenvolvido para proteção de túneis e C‑CRYL® S600 HB, revestimento acrílico mate com excelentes propriedades anti-carbonatação do betão. Para as estruturas metálicas, foram utilizados os produtos C‑POX® PRIMER ZP230 FD, primário epóxi com fosfato de zinco e C-THANE® S350, esmalte de poliuretano alifático brilhante com excelente retenção de cor e brilho.
Inês Martins, Head of Business Development da CIN Performance Coatings, refere que “os principais desafios desta obra dividem-se em função do elemento a proteger: no caso dos túneis, o maior desafio foi o facto de ser necessário apresentar uma solução que não só protegesse estas infraestruturas de betão dos agentes agressivos a que são sujeitos, mas que também que tivesse um impacto positivo na segurança rodoviária, com características adequadas para o conforto visual dos usuários; no caso das estruturas metálicas, como habitual, há a preocupação de fornecer a solução tecnicamente mais adequada para que a proteção anticorrosiva dessas estruturas seja assegurada para o prazo de vida útil estimado”.
Acabada a empreitada, o sublanço da A4 entre Águas Santas (Maia) e Ermesinde (Valongo) terá duas faixas de rodagem com quatro vias de circulação em cada sentido: quatro vias na galeria Norte em ambos os sentidos; duas vias de circulação na galeria Sul no sentido Porto/Ermesinde; e duas vias de circulação na galeria Central no sentido Matosinhos/Ermesinde.