Clube dos Pensadores recebe Brilhante Dias em novo ciclo de 2023

No dia 16 de janeiro, segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores ( CdP) terá o seu primeiro debate em 2023.

1198

A convite de Joaquim Jorge, terá presente Brilhante Dias, líder parlamentar do PS.

O CdP sempre teve por hábito o contraditório, já ouviu líderes da oposição e é, agora, a vez de ouvir o partido do Governo.

Brilhante Dias tem sido uma mais-valia do PS, discreto e eficiente. O mesmo, tem desenvolvido um excelente trabalho de articulação com o Governo, na defesa das suas decisões e contrapor às críticas da oposição. Não é fácil gerir uma bancada com 120 deputados, agora com o ilustre militante Pedro Nuno Santos.

Segundo Brilhantes Dias, “os casos e casinhos não são o essencial da vida política e não devem ser o essencial da discussão”, porém não nos podemos esquecer que os casos não foram inventados.

Nunca se tinha visto três remodelações em tão pouco tempo, num Governo de maioria absoluta. Marta Temido, Miguel Alves e  Pedro Nuno Santos saíram, além de vários secretários de Estado.

A escalada dos preços da eletricidade, do gás, dos combustíveis, dos bens essenciais, dos juros do crédito à habitação, tornaram a vida dos portugueses muito difícil. O custo de vida está insuportável.

O Governo tem procurado mitigar esta subida de preços com o pacote de apoio à inflação, aumento das pensões, aumento dos salários, medidas para fazer face à crise energética e apoios extraordinários como o anunciado por António Costa de 240 euros para as famílias mais carenciadas.

Na saúde, a nomeação de Fernando Araújo para diretor executivo do SNS, dando um novo impulso na coordenação da saúde pública, e a reorganização das urgências para dar as respostas assistenciais.

Não nos podemos esquecer, que este e o anterior Governo de António Costa têm atravessado momentos muito difíceis como a pandemia, incêndios, guerra na Ucrânia e as cheias.

Há dossiers que requerem redobrado empenho em 2023: eutanásia, execução do PRR, revisão constitucional, novo aeroporto, TAP, urgências, professores, abusos sexuais, crise económica, descentralização e sucessão no PS.

No Parlamento sobre a liderança de Brilhante Dias, neste início de ano, houve a moção de censura ao Governo apresentada pela IL, haverá debate de urgência requerido pelo PSD e Chega, tomada de posse da comissão eventual para a revisão constitucional, direito potestativo para ouvir Fernando Medina e Alexandra Reis. Por fim, haverá o 1.ºdebate do ano com a presença de António Costa  que não deixará de ser intenso e com inúmeras perguntas e pedidos de esclarecimento.

Deste modo, o Clube dos Pensadores (CdP), pela mão de Joaquim Jorge, achou por bem convidar Brilhante Dias para um debate da sociedade civil.

O Clube dos Pensadores recebeu, recentemente, Joana Marques Vidal, André Ventura e Cotrim de Figueiredo.

Ao longo destes anos, o CdP teve presente Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e muitas figuras gratas do panorama nacional.