Época de Saldos: Reclamações dos consumidores no Portal da Queixa aumentaram 62%

De 26 de dezembro a 10 de janeiro registaram-se 1.525 reclamações no Portal da Queixa. As categorias onde se verificaram mais reclamações foram: Compras, Moda e Joalharia e Informática, Tecnologia e Som.

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Entre 26 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023 foram registadas no Portal da Queixa 1.525 reclamações dos consumidores associadas aos saldos, o que representa um aumento de 62%, face ao período homólogo, onde foram verificadas 940 queixas, anunciou a plataforma, esta quarta-feira, num comunicado de imprensa.

Ao longo destes quinze dias de saldos, “as categorias com maior volume de reclamações foram: Compras, Moda e Joalharia, a absorver 571 queixas (37% do total) e a categoria Informática, Tecnologia e Som, a recolher 474 reclamações (31) “, pode ler-se na nota de imprensa.

De acordo com a análise do Portal da Queixa, 41% das razões de reclamação estão relacionadas com problemas com a troca ou reembolso de compras; 25% com o atraso na entrega da encomenda; 13% com burlas em compras online; e 9% devido a encomendas incompletas ou em mau estado.

Segundo a informação divulgada pela mesma entidade, no domínio das denúncias sobre os esquemas fraudulentos, foram “vários os consumidores que apresentaram reclamação no Portal da Queixa contra a marca Belle Silver, alegando tratar-se de uma burla”.

Carla António é um desses casos. “Efetuei uma reserva da Belle Silver. Recebi um email a confirmar a encomenda, com um código de rastreio de um site italiano de correios. O código de rastreio não funciona, nem obtive mais nenhum feedback. Já enviei dois e-mails a pedir um ponto de situação para endereços diferentes, que vieram devolvidos com a indicação de destinatário inválido”, afirma a consumidora, citada no comunicado.

Relativamente a estes dados, Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, que também foi citado pelo mesmo na nota de imprensa partilhada, destacou que “o aumento das compras online – que se avoluma sempre em épocas de saldos e iniciativas promocionais – coloca a descoberto as inúmeras fragilidades de alguns consumidores, demonstrando a baixa literacia digital que, infelizmente, ainda existe em Portugal”.

É de recordar que, devido ao acréscimo de compras online por parte dos portugueses, o Portal da Queixa desenvolveu um movimento social #NãoSejasPato com o intuito de aumentar a literacia digital dos consumidores e impedir que caíam em burlas e esquemas fraudulentos na internet. Na plataforma em questão, é possível aceder a dicas e concelhos de segurança das marcas associadas ao movimento e ainda realizar um quizz para avaliar a literacia digital em compras online.