Lisboa candidata Baixa Pombalina a Património Mundial da UNESCO

A Câmara Municipal de Lisboa vai apresentar esta sexta-feira, 13 de janeiro, uma proposta à UNESCO para classificar a Baixa Pombalina como Património Mundial. 

Data:

O Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, citou, num comunicado enviado à Lusa, que “estamos muito empenhados em obter a classificação da Baixa Pombalina como Património da Humanidade. Lisboa é uma cidade única: histórica e inovadora, tradicional e cosmopolita, com uma identidade singular, mas sempre aberta ao mundo”.

O autarca destaca os bens patrimoniais da cidade, “em particular aqueles que lembram a impressionante capacidade de resposta que o povo português teve ao terramoto de 1755, um dos mais destruidores de sempre”, considerando que “são dotados de um valor universal excecional e merecem ser distinguidos e protegidos”.

O processo de candidatura da Baixa Pombalina à distinção atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para proteger os sítios de valor universal excecional, decorreu durante o ano de 2022 e o pedido será formalizado hoje com a comunicação do interesse em que este conjunto monumental seja inscrito na Lista Indicativa de Portugal.

Carlos Moedas refere ainda que a Baixa Pombalina “é um sítio monumental único”, em que se localizam “múltiplos edifícios de reconhecido valor histórico e patrimonial, que representam diferentes épocas e conservam a sua autenticidade”, como por exemplo o Torreão Poente da Praça do Comércio.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 124

Popular

Mais Artigos deste tipo

Estúdios e argumentistas de Hollywood chegam a acordo para acabar com greve que dura há quase cinco meses

O acordo “foi possível graças à solidariedade duradoura dos...

Xiaomi nomeia QX Wang como novo Diretor Geral para a Europa Ocidental

Com um histórico sólido de sucesso e um compromisso...

Redmi 12 5G: O smartphone 5G de entrada de gama sem rival

Alimentado pelo processador Snapdragon® 4 Gen 2, o Redmi...

XTB tem mais de 1.000 colaboradores em todo o mundo

A XTB, uma fintech global que oferece uma plataforma...