Um em cada cinco líderes quer apostar numa liderança mais autêntica em 2023

Uma liderança mais autêntica, com foco em políticas de flexibilidade e uma forte aposta no desenvolvimento de valor acrescentado, são alguns dos destaques entre as tendências de liderança para 2023, de acordo com o Boyden Leadership Trends, divulgado esta quinta-feira, em Lisboa, pelo Centro de Excelência da Boyden.

Data:

O relatório Boyden Leadership Trends foi conduzido durante o primeiro semestre de 2022, e contou com um total de 463 contributos de líderes em funções de CEO, Conselhos de Administração, Talento e RH por todo o Mundo, dos quais 42,7% da América do Norte, 30% da Europa e 17,1% da China e Singapura. Deste grupo, 56% homens, 42,9% mulheres e 1,1% que preferiu não se identificar.

Em termos de setores, as respostas recolhidas somam 16,2% do setor das telecomunicações, 14,9% de serviços profissionais e 12,7% dos setores da energia, recursos e indústria, e os restantes cerca de 56,2%, do setor do consumo, serviços financeiros, cuidados de saúde e ciências da vida, Governo e serviço públicos, educação, desporto, artes, cultura e entretenimento.

O estudo destaca sete tendências de liderança para 2023, surgindo em primeiro lugar da tabela como a principal prioridade dos líderes inquiridos, a tendência “Human-Centered Leadership”. Quase metade dos inquiridos identificou esta como a sua principal prioridade para este ano. São os líderes mais jovens e em empresas de pequena e média dimensão (50,1%), quem dá mais importância ao investimento em práticas de liderança mais humanistas, quando comparado com líderes em grandes organizações (34,4%).

“Parece haver uma consciência cada vez mais clara dos líderes de que a vocação das suas empresas é, também, a de valorizar as suas pessoas. A capacidade de o fazerem terá um impacto muito positivo no desenvolvimento mais sustentável das suas organizações”, sublinha João Guedes Vaz, Partner e Global Head of Leadership Consulting.

Para alcançar esta meta, os líderes referem que será importante investir em processos mais personalizados de desenvolvimento, como o coaching e a mentoria; no desenvolvimento de uma liderança mais empática e autêntica, e no reforço das relações interpessoais e redes de colaboração; e, ainda, na criação de um ambiente psicologicamente seguro dentro da organização.

Manter a conexão apesar da distância

A tendência “Freedom-Centric Culture” destaca-se na segunda posição em termos de prioridade para 2023. Neste tópico, pressupõe-se a aposta numa liderança que inspire e encoraje a implementação de formas de trabalho que se adequem aos diferentes estilos de vida e expetativas profissionais e que contribuam para o sucesso de cada colaborador. “O foco numa liderança humanista e que promova uma maior liberdade de escolha por parte dos colaboradores, foram muito valorizadas no nosso estudo”, destaca Katia Pina, Head of Global Center of Excellence da Boyden. “Durante a pandemia, líderes com maior capacidade de ajustar as suas formas de trabalho às necessidades específicas das suas equipas conseguiram uma valorização do seu papel e uma diferenciação positiva. Curiosamente, a importância de uma cultura centrada na liberdade revela também uma tensão paradoxal com a expetativa de uma liderança humanista. Existe uma necessidade de pertença e conexão, mesmo em contextos de trabalho remoto e virtual. Esta ambiguidade pressiona a responsabilidade individual e traz mais complexidade à liderança”.

Quase 70% dos líderes inquiridos no estudo consideram que a estratégia mais eficaz para conseguir implementar e desenvolver uma cultura de liberdade de escolha, passa por ter líderes que promovam uma cultura de responsabilidade individual; e que invistam em ferramentas e processos que promovam a colaboração, a comunicação e o trabalho remoto.

Este estudo analisa também a maturidade das empresas, no que diz respeito à implementação destas tendências. Neste critério, e apesar de esta ser uma das principais prioridades dos líderes, parte dos inquiridos considera que estas estratégias não são, em alguns casos, implementadas de forma concertada e consistente.

A dificuldade como oportunidade competitiva

Em terceiro lugar, os inquiridos apontam a tendência “Beyond Resillience”, ou seja, a capacidade de aproveitar os desafios para se diferenciar da concorrência, através de uma maior agilidade e capacidade de adaptação. Cerca de 70% dos líderes refere que é importante melhorar a comunicação e a colaboração, promover equipas autónomas e descentralizar as decisões (56,9%); criar um modelo organizacional e de gestão que promova agilidade (42,5%) e, ainda, promover uma cultura de tolerância ao erro (31,7%). A maioria dos líderes acredita que as organizações já dispõem de ferramentas e práticas de liderança que apoiem a implementação destas medidas, sendo que neste caso, os mais otimistas são os líderes de regiões como a China e Singapura. “Esta é uma das tendências mais relevantes, tendo em conta o contexto dos últimos anos e o mundo em que vivemos, em rápida transformação. A agilidade implica uma aprendizagem constante e capacidade de adaptação sob pressão, pelo que é uma competência essencial no contexto atual”, sublinha Katia Pina, Head of Global Center of Excellence da Boyden.

Reforçar o impacto do desenvolvimento de competências em 2023

Cerca de 10% dos inquiridos identificou a aprendizagem de alto impacto e valor acrescentado como a sua principal prioridade, aparecendo a tendência “Impact Learning” como a quarta tendência de liderança para 2023. O desenvolvimento de programas de coaching e mentoria personalizados e o reforço de competências técnicas e relacionais, são algumas das soluções apontadas pelos líderes para obter maior valor acrescentado e impacto dos investimentos efetuados na área do desenvolvimento.

Esta é uma aposta transversal das lideranças, independentemente da sua origem, idade ou setor de atividade.

Em sintonia com a tecnologia e a inovação

A quinta tendência de liderança “People-Technology Link”, surge como um objetivo transversal às lideranças, e essencial para assegurar a competitividade e o sucesso dos negócios numa era de transformação digital. De acordo com o estudo, as estratégias que mais contribuem para a fluência digital são: o acesso e incentivo de ferramentas de comunicação e colaboração digitais, o treino e capacitação em competências tecnológicas e a atração e desenvolvimento de líderes com competências digitais.

Líderes terão papel decisivo em organizações mais sustentáveis e inclusivas

Em sexto e sétimo lugares, surgem duas tendências relacionadas com políticas de ESG e DEI – “Responsible Businesses” e “Diverse Leadership Bench”, respetivamente. Segundo o estudo, os líderes acreditam na importância de assumir posições de responsabilidade perante um vasto leque de stakeholders, promover a transparência e o propósito com um grande foco na sustentabilidade social, ambiental e financeira, bem como a promoção de uma liderança mais inclusiva.

Um número significativo de inquiridos considera prioritário desenvolver negócios de forma responsável e com um impacto positivo na sociedade e no mundo. Neste caso, são os líderes seniores, provenientes de empresas de grande dimensão da Europa e América do Norte, quem dá mais importância a estas práticas de liderança.

Entre as estratégias que mais contribuem para a sustentabilidade e responsabilidade dos negócios está a capacidade de envolver os colaboradores no propósito da organização, e capacitá-los para comportamentos e práticas éticas e de responsabilidade social.

9,4% dos inquiridos, em particular líderes mais seniores, assinalou como sua principal prioridade para o próximo ano a promoção da diversidade e de uma cultura mais inclusiva, vendo estas políticas como basilares para o sucesso do seu negócio.

No entanto, mais de 60% dos inquiridos refere que há uma escassez de urgência e de promoção destas políticas por parte da liderança de topo, e, ainda, pouco entendimento sobre os benefícios destas práticas, uma fraca aposta na formação sobre as mesmas, e um desajuste das métricas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

“É uma oportunidade única conseguirmos recolher uma tão vasta diversidade de insights sobre liderança. Os dados recolhidos neste estudo poderão ajudar os líderes a ter uma perceção mais concreta das necessidades das pessoas e das suas organizações, preparando-se para 2023 e assegurando que conseguem prosperar num contexto de incerteza e constante mudança, mantendo o bem-estar das suas equipas e o sucesso dos seus negócios”, conclui João Guedes Vaz.

O Centro de Excelência global da Boyden promove o desenvolvimento de competências de liderança e de soluções de consultoria nesta área, combinando a expertise interna e as fortes parcerias, com a inovação e mais recente investigação do setor.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...