Procura por carros a combustão continua a descer em dezembro, com crescimento dos elétricos (+13%) no mercado de usados

O Standvirtual, portal líder em carros, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de dezembro de 2022.

Data:

Em dezembro, verifica-se um crescimento de 2% na oferta de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de -12% na procura, em relação ao período homólogo de 2021, resultando numa dinâmica de mercado de -10%. O decréscimo na procura é também visível nas marcas premium (-12%), não registando variação nas marcas de luxo face ao ano passado.

Combustível 

  • Os veículos elétricos e elétricos premium são os que registam um maior aumento da procura em dezembro, no mercado de usados (+13% em ambos). São também os com maior crescimento da oferta (+16% e +39%, respetivamente), face ao período homólogo de 2021.
  • O Diesel revela um decréscimo de -18% da procura face a 2021 e a gasolina desce -9%. A oferta de ambas as tipologias cresce cerca de 2% em relação a dezembro de 2021.
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 13% da procura e cerca de 8% da oferta, em dezembro.
  • Diesel (61%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas. No caso do Diesel, a oferta de anúncios (66%) é ligeiramente superior ao volume da procura, enquanto na Gasolina a oferta (28%) é semelhante à procura.

Segmento e marca

  • A procura diminui em todos os segmentos em dezembro, face ao mesmo mês de 2021, com especial quebra nos pequenos citadinos (-22%) e monovolumes (-21%). São os Citadinos (-1%), os utilitários (-1%) e os SUV (-2%) que revelam as quebras menos significativas da procura. Em relação à oferta, esta cresce nos SUV (+30%), utilitários (+11%), citadinos (+9%) coupé e cabrio (+2% em ambos), em dezembro.
  • SUV (19%), carrinhas (18%), utilitários (17%) são os segmentos mais procurados. Em dezembro, a oferta supera novamente a procura nas categorias de SUV (21%), carrinhas (19%) e utilitários (17,5%), tal como nos últimos meses.
  • A Mercedes-Benz (13,2%), a BMW (12,6%) e a Renault (8,5%) mantém-se as marcas mais procurada sem dezembro, bem como as mais anunciadas (12,2%, 11,7% e 11,6%, respetivamente).
  • No que diz respeito aos carros mais procurados em dezembro, por intervalo de preços, estes são o Renault Megane na categoria até 5.000€, o Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 5.000€ aos 10.000€, na categoria dos 10.000€ e 25.000€ e na categoria dos 25.000€ aos 40.000€, além do Porsche 911 na categoria acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Renault Zoe, Tesla Model 3 e o BMW Serie i.

 Ano de matrícula

  • A procura de carros entre 5 a 10 anos é a única que se mantém inalterada em dezembro, face ao período homólogo do ano passado. Todas as restantes categorias revelam decréscimo de procura (entre -9% e -25%), sobretudo os carros entre 1 e 3 anos (-25%) e entre 3 a 5 anos (-12%).
  • A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2021 nos veículos entre 5 a 10 anos (+22%), entre 3 a 5 anos (+19%) e até 1 ano (+2%). Automóveis entre 10 a 15 anos (-12%) e entre 1 a 3 anos (-9%) registam a maior quebra de oferta em dezembro, relativamente ao ano anterior.
  • Carros com matrícula entre 2016 e 2017 são os mais visualizados em dezembro (cerca de 9,5%), seguidos dos carros matriculados em 2020 (cerca de 7%).

Preços

  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em dezembro (38%). Esta é a única na qual os anúncios (52%) superam visivelmente as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (19%) do que visualizações (18%).
  • A escassez de anúncios face a visualizações, em dezembro, mantém-se visível sobretudo nos veículos acima de 40.000€ (11% dos anúncios e cerca de 21% de visualizações), como na categoria abaixo de 5.000€ (3% dos anúncios e cerca de 9% de visualizações). A categoria entre 5.000€ e 10.000€ também tem mais visualizações (13%) do que anúncios (9%).

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 117

Popular

Mais Artigos deste tipo

Sete em cada dez empresas tem perspetivas de crescimento e maioria quer recrutar mais em 2023

Os objetivos de crescimento, de acordo com o estudo,...

“Na Rota do Tráfico com Mariana Van Zeller” regressa ao National Geographic com 3ª temporada

“Na Rota do Tráfico com Mariana Van Zeller” regressa...

A Feira “Sabores de Chaves” regressa de 17 a 19 de fevereiro com 60 expositores

"Sabores de Chaves" regressa à cidade flaviense de 17...