Feira do Queijo regressa a Celorico da Beira entre 10 a 12 de fevereiro

A 44ª edição da Feira do Queijo irá realizar-se no "mercado municipal e na sua área envolvente".

627

A Feira do Queijo em Celorico da Beira decorrerá entre 10 a 12 de fevereiro. Desta forma, “o queijo é mais uma vez, o mote para Celorico da Beira – Capital do Queijo Serra da Estrela – defender, valorizar, promover e divulgar o território e as enormes potencialidades e, em especial, a excelência deste produto endógeno, embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo, verdadeiro cartão-de-visita do concelho e pedra basilar da economia local, bem como, para homenagear os artífices destas obras de arte da gastronomia serrana”, destacou o Município, num comunicado no site oficial.

Segundo a autarquia, o evento terá lugar “no mercado municipal e na sua área envolvente e contará com a participação de cerca de 150 expositores com uma vasta gama de produtos”.

A Câmara Municipal revelou que a Feira do Queijo é o “evento maior do cartaz turístico de Celorico da Beira”, que acarreta “movimento, animação, dinamismo e visibilidade ao concelho e à região da Serra da Estrela”, logo existirá uma clara aposta numa programação diversificada, que “agradará a pequenos e graúdos”.

O programa inclui “animação de rua, mostras de artesanato, showcookings, degustações de queijo e vinho, oficinas de sabores ligadas à temática da laboração do queijo e seus derivados” e ainda “atividades lúdico-desportivas”, assumiu o Município. Para além destas iniciativas, a autarquia fez referência às atuações musicais do cartaz. Quim Barreiros atuará a 10 de fevereiro e The Gift no dia seguinte.

No último dia “terá lugar a “II Rota do Queijo- Uma aventura Gastronómica”, com atividades lúdicas desportivas para realizar a pé ou de bicicleta. Os percursos são entrecortados com pequenas degustações, do que melhor se produz no concelho, que permitirão, simultaneamente, promover território e as suas riquezas patrimoniais e aos desportistas regalarem-se com os tesouros da gastronomia celoricense e desfrutarem da beleza das paisagens de montanha”, lê-se no comunicado da Câmara Municipal.

Também no dia 12 de fevereiro, os habitantes da região vão ser presenteados com o “tradicional almoço convívio”, bem como “a habitual transmissão em direto do Programa da TVI “Somos Portugal””, confirmou o Município.

De acordo com a informação divulgada no comunicado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, juntamente com outros elementos do Governo marcarão presença na 44ª Feira do Queijo.