A Opticalia procura “solucionar necessidades e satisfazer os clientes”

Na presente edição, a Revista Pontos de Vista esteve à conversa com Cidália Ferreira, Sócia Gerente da Opticalia – Esonor, que destacou o trabalho de “persistência”, que tem sido construído nesta marca nestes mais de 25 anos de história. A importância do capital Humano, a relação de parceria com os clientes e a abertura do novo espaço comercial no CascaiShopping também foram temas abordados na entrevista.

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Decorria o ano de 1997, quando a Cidália Ferreira decidiu que pretendia edificar o seu próprio negócio e enveredar por um caminho empreendedor. Mais de 25 anos depois, começo por lhe perguntar, quão satisfeita se encontra com o percurso realizado e o que ainda pretende alcançar para a marca?
Estou muito satisfeita. Tem sido uma viagem muito interessante e recompensadora, recheada de trabalho, muito trabalho, muita persistência, mas também de muita recompensa, por isso, claro que só me posso sentir satisfeita. Olhando para trás, sei que há coisas que correram menos bem em alguma altura, mas são também esses momentos que me permitiram parar, ajustar as “velas” e recomeçar ainda com mais força e perseverança. Eu quero sempre mais. Sabe, é muito importante acreditarmos nos projetos, não baixarmos os braços e sabermos adaptarmo-nos ao mercado. Acima de tudo, não nos acomodarmos, procurarmos sempre mais e melhor, porque, rapidamente, as coisas se alteram sem conseguirmos prevê-las. E sinto que há ainda muito caminho para andar e que ainda tenho muitas conquistas pela minha frente e muitas oportunidades para explorar com a Opticalia.

A Opticalia – Esonor Lda, Olharlongo Lda, alcançou, hoje, fruto de uma enorme dedicação, motivação e rigor, um estado de enorme prestígio e reconhecimento, sendo uma marca que acima de tudo consegue criar um sentido de confiança perante o cliente. De que forma é que promovem este sentido de compromisso entre a marca e quem vos procura?
Com o nosso trabalho diário. Claro que como qualquer marca trabalhamos muito na divulgação em qualquer praça em que estejamos. Atualmente, há muito ruído em termos de comunicação, com os clientes a serem impactados de várias formas diferentes e por muitas marcas e, por isso, é importante conseguirmo-nos destacar do “joio”. Fazêmo-lo com uma comunicação cuidada, com campanhas pensadas em prol do consumidor e com uma consistência em termos de marca que é importante para construir esta confiança dos clientes. Posteriormente, reforçamos tudo com o melhor apoio e aconselhamento profissional e firmar muito sério do compromisso pós-venda que temos com o nosso cliente.

Numa entrevista passada, referiu que a essência do vosso negócio é a fidelização do cliente. De que forma é essencial transmitir e passar essa mensagem e forma de estar no mercado ao vosso Capital Humano? De que forma é que a compreensão da filosofia da marca perante o cliente é essencial?
Os nossos funcionários são o nosso primeiro contacto com os clientes, o nosso cartão de visita. São eles que vinculam a cultura da nossa empresa. É por isso vital que entendam muito bem a nossa marca, a nossa filosofia e essência, para a poderem transmitir a quem nos visita. A Opticalia não procura somente vender serviços e produtos, mas acima de tudo solucionar necessidades e satisfazer os clientes. Aliás, esse é um dos pontos chave em que mais trabalhamos dentro da Esonor e da Olharlongo. Para o conseguir, as equipas das nossas lojas são formadas e motivadas para respeitar os valores e atitudes que consideramos essenciais. A dedicação, a polivalência, o brio profissional, a simpatia e a empatia para com o cliente e também para com os colegas de trabalho uma vez presentes fazem toda a diferença. Valorizamos a formação de todos os membros da equipa e acreditamos que trabalhamos todos em conjunto para o mesmo fim: a excelência do serviço. E isso sente-se e experiencia-se quando se entra em uma das nossas lojas.

Num trajeto de ascendência e expansão, a Opticalia – Esonor, Lda-Olharlongo Lda, encontra-se praticamente em todo o país, sendo que o último espaço comercial a dar as «boas-vindas» a todos, localiza-se no CascaiShopping. O que marca a diferença neste “novo” espaço “premium”?
É tudo isto de que falei anteriormente, acompanhado das melhores marcas, ferramentas e fornecedores para garantir que o cliente recebe exatamente o que necessita.

Qual foi a vossa principal motivação para promover a abertura deste novo espaço?
Não é segredo, porque já o afirmei várias vezes que procuramos oportunidades, principalmente em espaços premium de shoppings. O cascais shopping é isso mesmo, a hipótese de estarmos com uma loja e serviço diferenciador num local premium. Arrancamos no final do ano e este ano o desafio é consolidar o espaço.

É legítimo afirmar que aquilo que acentua o prestígio e reconhecimento da marca passa pela forma como as Pessoas são tratadas de cada vez que entram num espaço «made in» Opticalia – Esonor, Lda-Olharlongo, Lda?
É toda a experiência. A marca Opticalia tem todo este reconhecimento e ligação à moda que comunicamos constantemente, porque isso é o nosso fator diferenciador base, as nossas marcas exclusivas internacionais que são reconhecidas por todos e que nos posicionam como moda. Mas somos saúde, somos bem-estar, somos serviço, somos prestígio como disse. E o que fazemos é “pegar” em todas as coisas e transformá-las numa experiência diferenciadora e que faz o cliente querer voltar.

Podemos dizer que, para si, a Opticalia – Esonor, Lda – Olharlongo, Lda é, mais do que um negócio, uma forma de estar em prol dos outros? É um sentimento profundo de dever cumprido quando oferecem satisfação e confiança aos clientes?
A Ótica para mim é uma paixão, a minha missão é receber os clientes/pacientes como seres únicos. Detetar as suas necessidades e encontrar a solução ajustada a cada caso.

São inúmeras as vezes em que lemos ou ouvimos dizer, “o preço é que interessa”. Mas quando coloca tudo de si na concretização de um sonho em prol dos outros, o preço de um serviço ou produto passa a ser secundário? É esse o lema da Opticalia – Esonor, Lda, ou seja, lidar com questões relacionadas com a saúde, mas tentando sempre manter produtos e serviços o mais acessíveis possível?
Temos que trabalhar uma simbiose que seja benéfica para todos. Não me serve de nada ter o produto certo, no local certo com as pessoas certas se depois o preço que tenho é tão elevado que não há quem o possa pagar. Agora, também lhe posso garantir que não comprometemos a qualidade com que trabalhamos. Estamos a falar de saúde e há que salvaguardar isso. Nas nossas lojas posso-lhe garantir que não trabalhamos com produtos de pouca qualidade e a poder comprometer a saúde visual dos nossos clientes. Por isso, o que fazemos é arranjar a melhor relação qualidade/preço para garantir que em primeiro está a saúde visual do cliente e que o fazemos sem comprometer tudo o resto. Mas é uma luta difícil, porque há sempre quem esteja disposto a ter o melhor preço a qualquer custo…

A verdade é que o mercado da ótica está cada vez mais profissionalizado e maduro, e onde não há margem para amadorismos e para negócios menos organizados. De que forma é importante compreender as diferenças entre a Opticalia – Esonor, Lda- Olharlongo, Lda e marcas de um segmento low cost? O conceito personalizado e completo é o segredo para o sucesso?
Reforço o que disse anteriormente. Não me cabe comentar as opções de cada um. O que salvaguardo é que estamos a falar de um produto saúde e que acredito que é importante os clientes perceberem que produto é que estão a comprar e as implicações que isso possa ter para a sua saúde visual futura. O produto, serviço, apoio e ferramentas que desenvolvemos e colocamos à disposição dos nossos clientes são os que acreditamos que fazem a diferença e vai continuar a ser sempre essa a nossa aposta.

O que significa para si o novo espaço Premium do Cascais Shopping e que convite gostaria de deixar a todos os nossos leitores no sentido de visitarem a mesma?
Sendo uma loja pensada, desenhada e construída ao pormenor para criar a melhor experiência em produtos e serviços óticos, convido a todos que visitem o espaço (piso 0 ao lado da FNAC). Relembrando que este ano de 2023 voltamos a ganhar o premio 5 estrelas do setor.

Escolher Opticalia – Esonor, Lda -Olharlongo, LDA é…?
Escolher o melhor para a sua saúde visual.

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Revista Pontos de Vista Edição 129

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