“A retenção de talento é crucial”

A Revista Pontos de Vista também esteve à conversa com algumas das Pessoas do Schmidt Light Metal Group. Uma delas foi Carlos Ferreira, HR - Data Analyst.

188

Como tem esta organização vindo a melhorar o desempenho dos Recursos Humanos e a reduzir a sua taxa de rotatividade?

A organização tem vindo a implementar diversas estratégias para melhorar o desempenho dos seus recursos humanos e reduzir a taxa de rotatividade. De entre as várias estratégias que a Organização poderia adotar, uma delas foi oferecer formação pessoal e profissional de uma forma contínua e equilibrada, e o levantamento destes planos de desenvolvimento e pedidos de formação resultam do nosso modelo de competências intitulado “ARTE”. Este é um modelo que se caracteriza por uma avaliação qualitativa, ao invés da tipicamente quantitativa, e por momentos de conversa a dois. Isso permite aos colaboradores terem feedback do seu desempenho e assim desenvolverem habilidades, competências e conhecimentos importantes para o seu trabalho, o que contribui para aumentar a sua eficiência e eficácia. Além disso, a organização enriquece pelo facto de ter uma cultura de colaboração e trabalho em equipa, onde os colaboradores se sentem valorizados e envolvidos. Isto ajuda a contribuir para um aumento do seu comprometimento e motivação com o trabalho.

No que diz respeito à comunicação, a organização também implementou uma comunicação eficaz e aberta com os funcionários (por via de diferentes canais) para que eles possam dar as suas opiniões, ajudem na tomada de decisão e para que se sintam ouvidos.

A organização também tem tido uma variedade de mobilidades internas que contribuem para o desenvolvimento de carreiras, pois permite que os colaboradores tenham oportunidades de crescimento dentro da própria organização.

Na sua perspetiva, reter talento tem proporcionado ao Schmidt Light Metal Group alcançar objetivos organizacionais? O que fomenta esta ideia?

Na minha perspetiva, a retenção de talento é crucial para permitir que uma organização alcance os seus objetivos e a perda de talentos pode ter um impacto extremamente negativo, não só no desempenho como também no crescimento da mesma.

Acredito que no Schmidt Light Metal Group, a retenção de talento tem proporcionado à organização alcançar os seus objetivos de negócio graças às estratégias de atrair, reter e desenvolver os seus funcionários.

De que forma o fazemos? Oferecemos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos nossos colaboradores para que possam progredir na carreira e adquirir novas competências, criamos um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, fazemos com que as suas opiniões sejam ouvidas e procuramos proporcionar momentos de convívio e partilha.