Consultoria Farmacêutica com Impacto no Mercado – Inovação, Pessoas e Gestão Eficiente

Inês Coelho, Engenheira Química e Pós-graduada em Direito do Medicamento e da Farmácia, Fundadora e Diretora Geral da PHARMAISSUES, Consultoria Lda, revela em entrevista a sua visão do mercado da consultoria farmacêutica.

549

A PHARMAISSUES é uma empresa de Consultoria Farmacêutica que pretende dar resposta às necessidades deste setor. Aquando da sua criação, que lacunas e/ou necessidades este mercado reunia e que a marca tinha como objetivo colmatar?
A PHARMAISSUES, fundada em 2015, pretende dar resposta às constantes e novas necessidades da Indústria Farmacêutica. De facto, desde então, constata-se que as necessidades no âmbito regulamentar, científico e médico são cada vez maiores e mais desafiantes, sendo este setor cada vez mais regulado, exigente e competitivo.
A PHARMAISSUES prima por constantemente alcançar o seu grande objetivo – ser uma empresa de referência, de excelência, criadora de valor e reconhecida como um dos principais parceiros de negócio da Indústria Farmacêutica na área de serviços que presta. A metodologia interna de trabalho, grandemente impulsionada pela visão de liderança, garante a satisfação do cliente, alicerçando as relações na confiança e responsabilidade, envolvendo interações de elevada especialização técnica, integridade, flexibilidade, confidencialidade e ética profissional. Estes são os princípios orientadores fundamentais adotados e incorporados na cultura da PHARMAISSUES na relação com todas as partes interessadas, permitindo resultados extraordinários e de excelência.
Nesta equação, não pode faltar, a valorização e respeito pelas pessoas. Na PHARMAISSUES, cada colaborador é encarado como a grande mais-valia da organização, que potencia os resultados numa procura constante pela qualidade e compromisso. Os recursos humanos são um player do negócio com impacto nos resultados da organização, assumindo um papel preponderante na estratégia corporativa como elemento chave no trabalho e na adaptação aos desafios, alavancando a empresa e os seus resultados.

Certo é, a missão da PHARMAISSUES foi, desde o primeiro dia, ser uma referência nos serviços de Consultoria Farmacêutica, através da prestação de serviços globais. Assim, atualmente, o que faz desta empresa um dos principais parceiros de negócio desta indústria?
Impulsionados pela permanente busca de excelência científica, a PHARMAISSUES desenvolve soluções verdadeiramente inovadoras à medida das indústrias nas quais o seu trabalho se insere, participando ativamente como membro da cadeia de valor para a indústria farmacêutica.
A dedicação e o caminho pretendem-se com vista à obtenção de um trabalho diferenciador, de rigor, de excelência e de realização profissional. A diferenciação na qualidade é sem dúvida a chave para o sucesso, alicerçada em competências, persistência e colaborações de excelência por uma equipa que partilha o entusiasmo e empenho. A PHARMAISSUES apresenta-se como um parceiro estratégico e vantajoso, com um alto nível de conhecimento técnico e científico capaz de dar resposta às modernas necessidades do mercado. Neste sentido, a PHARMAISSUES capacitou-se de uma equipa altamente qualificada, onde todos os seus membros têm qualificações superiores, nomeadamente mestrados, dupla licenciatura e pós-graduações, sendo inclusivamente 40% da equipa composta por doutorados. Os diferentes membros da equipa são especializados em diferentes áreas como a química, biomedicina, direito, línguas e ciências farmacêuticas. O nível técnico-científico de alta diferenciação, permite-nos alargar a prestação dos nossos serviços, assim como assegurar as necessidades particulares de cada cliente e de cada projeto.
Como aspeto diferenciador entre as empresas de consultoria farmacêutica, destaca-se também que a PHARMAISSUES foi distinguida formalmente pela Agência Nacional para a Inovação (ANI) com o selo ID – Reconhecimento de Idoneidade pela sua capacidade para a realização de atividades de inovação e desenvolvimento no domínio da Saúde, em particular na área de Investigação Translacional. Este reconhecimento valida parcialmente o processo, altamente escrutinado, de adesão a redes de fornecedores qualificados, junto de empresas da indústria farmacêutica. Deste modo, a PHARMAISSUES deseja continuar a participar em ecossistemas de inovação, que estimulem e facilitem o processo de transferência de conhecimento.
O cliente é, e será sempre, o pilar central na nossa prestação de serviços, sendo que as constantes inovações do setor acompanham também as diferentes necessidades dos clientes. A pandemia foi um grande marco para a crescente procura neste mercado e possibilitou também o crescimento da PHARMAISSUES, na medida em que se teve de adaptar rapidamente aos novos desafios do setor. Surgiu assim uma maior urgência na resposta às necessidades de cada cliente, pelo que foi necessário aumentar a nossa equipa.

Sabemos que o ramo farmacêutico é um mercado muito amplo e próspero. Em que medida a Consultoria Farmacêutica tem vindo a ganhar uma posição de destaque no contexto nacional?
O recurso a serviços de consultoria altamente especializados é cada vez mais reconhecido em termos de produção de eficácia, eficiência organizacional e de acesso facilitado a boas práticas que podem vir a gerar numa maior produtividade individual, apresentando-se como uma possibilidade altamente vantajosa.
O recurso a empresas de consultoria permite usufruir de uma visão externa mais ampla, ao basear-se em experiências e situações idênticas ou semelhantes, em grandes diversidades de contextos, atividades, clientes e serviços, facilitando no momento de encontrar o melhor caminho e estratégia. Catalisando as principais ações, oferecendo impulso extra, com agilidade na execução de projetos ou serviços temporários, onde é mais rápido e económico contratar uma consultora, amplificando a capacidade intelectual da empresa cliente, tornando-a mais apta para o sucesso a consultoria é uma ferramenta influenciadora e poderosa de mudança organizacional, trazendo uma vida nova às organizações e às suas cadeias processuais.

Além disso, é também um setor que tem apostado de forma incisiva na vertente da digitalização, da inovação, da formação de quadros e na personalização e diferenciação dos seus serviços. Como tem a PHARMAISSUES acompanhado esta evolução e tendências do mercado, sem nunca descurar do compromisso assente nas necessidades dos clientes?
A PHARMAISSUES oferece uma gama diversificada de serviços, capaz de desenvolver atividades na área dos medicamentos, cosméticos, dispositivos médicos e outros produtos de saúde com especial enfoque nas áreas dos assuntos regulamentares, qualidade, farmacovigilância, estudos clínicos, escrita científica, traduções técnicas, entre outras. Estas atividades pressupõem uma constante e regular atualização, não só dos próprios requisitos regulamentares, como também de toda a tecnologia envolvente, nomeadamente softwares, de forma a agilizar e rentabilizar os nossos recursos.
Na PHARMAISSUES acreditamos ainda que a vantagem competitiva no mercado já não se mede pela capacidade de se sobrepor à concorrência, mas na capacidade de criar valor diferenciador para o cliente, do qual resulta maior fidelidade. Buscamos uma abordagem individual de relacionamento centrado no cliente, considerando que é um imperativo para ganharmos vantagem competitiva no mercado, esta estratégia obriga-nos a conhecer muito bem os nossos clientes de forma a identificar as suas necessidades e caminhar ao encontro das mesmas. Sendo a qualidade do relacionamento, o compromisso e a confiança, dimensões da relação que atua para o desenvolvimento de relacionamentos bem-sucedidos.

Apesar de a Consultoria Farmacêutica não ser tão disseminada no entendimento popular, a verdade é que se tem observado uma crescente procura pelo ramo, especialmente em época de pandemia. Face a esta ideia, quão importante tem vindo a ser este setor para melhorar processos, reduzir custos e promover a eficiência e a qualidade na saúde?
A Consultoria Farmacêutica é fulcral para o setor e neste sentido, é importante não só responder às necessidades de cada cliente assim como salvaguardar o bem-estar e interesse dos cidadãos nesta área. Tanto a indústria farmacêutica como a PHARMAISSUES trabalham no sentido de colocar as necessidades da população em primeiro lugar.
Para endereçar estes temas e assegurar o sucesso num mercado altamente dinâmico e exigente, as empresas precisam ser ágeis e criativas no desenvolvimento e concretização de estratégias que lhes permitam, mais do que adaptarem-se, reinventarem-se.
Como já refletido anteriormente, a Consultoria Farmacêutica permite capacitar as empresas desta indústria com informação clara e precisa, alicerçada em experiência e conhecimentos especializados, potenciando os seus recursos. Desta forma, o passo rápido para a inovação e agilização de processos é possível.

Ao longo do tempo de atividade da PHARMAISSUES, muitas já foram as conquistas que têm brilhado na sua história. Com os olhos postos no futuro, que planos tem a empresa para continuar a destacar-se no mercado?
É verdade, e acabamos de receber mais um reconhecimento público, estamos no top 5% das melhores PMEs portuguesas.
Pensando no futuro, a PHARMAISSUES pretende, para além de manter os serviços de excelência com os clientes já existentes, apostar e responder a necessidades de médio e longo prazo apresentadas pelos seus parceiros, procurando resolver um problema concreto identificado ou colmatar lacunas nas capacidades existentes.
Dando continuidade ao nosso projeto, definimos os nossos valores como empresa e caracterizamo-nos de forma diferenciadora e única num mercado extremamente competitivo e exigente, do ponto de vista científico e técnico, que requer que a cada momento a abordagem aos projetos seja feita de uma forma eficaz e com padrões de excelência que permitam aos nossos clientes ter uma vantagem competitiva de mercado e de valor.
Continuaremos a progredir nesta direção colaborando com as principais empresas da Indústria Farmacêutica. Aspiramos a desenvolver novos projetos e temos um plano ambicioso de crescimento, com o intuito de nos implementarmos cada vez mais como um parceiro valioso e imprescindível.
Pretendemos também ser reconhecidos como elementos diferenciadores, usando como alavanca o tipo de serviço que oferecemos e a relação comercial e estratégica que temos com os nossos clientes, num posicionamento de parceiro estratégico de negócios, que cria valor, que apoia e encontra soluções especificas, reconhecendo a especificidade de cada projeto e de cada cliente. A satisfação das necessidades únicas dos nossos clientes tem sido sempre o nosso foco principal, e continuará a ser a força motriz da nossa ação e do nosso compromisso.
O mercado farmacêutico tem evoluído de uma forma disruptiva, quer seja nas possibilidades terapêuticas que oferece à população, mas também, e obrigatoriamente, em toda a legislação que suporta e controla a sua evolução. Vivemos num mercado global marcado por evoluções e revoluções constantes. De modo geral, visionamos um futuro com novos desafios sem nunca perdermos o foco no cliente e na excelência dos serviços.