“Contribuir para o desenvolvimento económico e social da região”

CENFIM | Vítor Lapa, Diretor do Núcleo de Caldas da Rainha e do Núcleo de Peniche desde 2016

321

Quais têm vindo a ser os grandes objetivos do CENFIM para os Núcleos de Peniche e das Caldas da Rainha?
Os contextos sociais e económicos dos dois Núcleos são muito diferentes pelo que os objetivos e a estratégia para os alcançar também o têm sido.
No Núcleo de Peniche temos apostado mais em cursos para jovens, de conteúdos diversificados e abrangentes, que permitem maior polivalência profissional e elevada empregabilidade.
Está previsto para 2023 um investimento nas instalações do Núcleo, com o objetivo de torná-las mais confortáveis e atrativas, e a aquisição de equipamentos didáticos compatíveis com os desafios que a transição digital e ambiental da economia trazem ao contexto laboral.
O Núcleo de Caldas da Rainha, para além dos jovens, tem direcionado muita da sua atividade formativa para adultos e empresas.
Como não existe uma indústria predominante na região, para responder às necessidades de formação, tem vindo a capacitar-se em várias áreas técnicas, com destaque para a Soldadura, Serralharia, Eletricidade, Automação Industrial e Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios e Urbanizações (ITED e ITUR). Realça-se o facto de ser o primeiro Núcleo do CENFIM a obter a certificação da ANACOM como entidade formadora e a única na sua área de intervenção.
Pretende-se desenvolver a capacidade formativa na área da Programação e Maquinação Assistida por Computador, estando previsto para 2023 a aquisição de mais uma fresadora CNC.
Apesar das suas diferenças os Núcleos de Peniche e Caldas da Rainha têm um objetivo comum, afirmar-se como o estabelecimento de ensino/formação tecnológico de referência dos seus concelhos e contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.