“É da maior importância qualificar jovens e adultos, ou requalificar os profissionais”

CENFIM | Susana Graça Moura, Diretora do Núcleo do Porto, desde 2018

889

O Núcleo do Porto tem a particularidade de ser o único do CENFIM que, no norte do país, está dotado de uma oficina de refrigeração e climatização. O que é que este fator distintivo significa, para os formandos e para a região?
As áreas de Refrigeração e Climatização e Gás estão em crescente expansão, tanto no segmento empresarial como doméstico. Por esse motivo, é da maior importância qualificar jovens e adultos, ou requalificar os profissionais, com competências que lhes permitam fazer face às exigências destas áreas e aos últimos desenvolvimentos técnicos e tecnológicos.
O Núcleo do Porto dispõe e aposta muito na sua oficina, dotada de uma diversidade de modernos equipamentos, com o apoio da ARISTON, proporcionando aos formandos o contacto com tecnologia de última geração e uma formação prática de qualidade.
Está reconhecido pela DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia para a formação dos cursos de Técnico de Gás, Instalador de Redes de Gás, Soldador de Cobre e Polietileno e Instalador de Aparelhos a Gás. Ministra, ainda, cursos de Manuseamento de Gases Fluorados e de Técnico de Refrigeração e Climatização que dá acesso à credenciação de TRM.
Deste modo, o Núcleo do Porto contribui para a qualificação da população da região e o desenvolvimento das empresas do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico e de outros Sectores como a saúde, hotelaria, restauração, transportes e armazenagem.
O resultado atingido no WorldSkills 2022, na Alemanha – Vice-Campeão do Mundo em Refrigeração e Ar Condicionado, é uma boa demonstração do know-how e da excelência da nossa formação.
Por último, importa referir que a atuação do Núcleo do Porto não se esgota na Refrigeração e Climatização, colocando, anualmente, no mercado de trabalho formandos com qualificações nas áreas de Manutenção Industrial/Mecatrónica, Eletricidade, Automação e Robótica, Desenho/CAD, CNC, Soldadura e Serralharia.