“O Capital Humano sempre foi e sempre será o nosso bem mais valioso”

A inovação é, cada vez mais, uma das grandes valias das marcas existentes no mercado, mas hoje em dia essa relevância é repartida com o denominado Capital Humano de empresas e entidades. A Revista Pontos de Vista foi conhecer a Prosegur Alarms e conversou com Carlos Vaqueirinho, Diretor Geral da empresa, que nos deu a conhecer um pouco dos desafios da mesma, assegurando que o desiderato primordial passa por criar um ambiente de trabalho motivador, igualitário e diversificado que estimule e fomente o compromisso com os valores da Prosegur.

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A PROSEGUR encontra-se há mais de 45 anos no ramo da segurança, disponibilizando aos clientes soluções avançadas com elevada componente tecnológica. Como carateriza a expansão da empresa no mercado?

Constituída no ano de 1976, em Espanha, a Prosegur centrou-se inicialmente na prestação de serviços de transporte de valores e logística de numerário e, um ano mais tarde, começou a oferecer serviços de vigilância. Em 1980, a Prosegur abriu a sua primeira filial fora de Espanha, tendo sido Portugal o país escolhido. Recentemente celebrámos quatro décadas de operações no mercado português, um marco que nos deixa muito orgulhosos.

Atualmente, a Prosegur é uma referência global no setor da segurança privada. Estamos presentes nos cinco continentes e contamos com cerca de 150.000 colaboradores em todo o mundo. A nossa missão é contribuir para a criação de um mundo mais seguro, cuidando das pessoas e das empresas, mantendo-se na vanguarda da inovação.

De modo a contextualizar o nosso leitor, hoje em dia, que linhas de negócio apresentam à vossa carteira de clientes? Neste sentido, quão vantajoso é, quer seja para um cliente particular, ou para uma empresa, adquirir da vossa ampla oferta?

A Prosegur tem vindo a ampliar a sua oferta de serviços e soluções através das suas cinco linhas de negócio: a Prosegur Security (a divisão da Prosegur que oferece soluções de segurança física e eletrónica), a Prosegur Cash (dedicada ao transporte de valores e gestão de numerário), a Prosegur Alarms (a nossa linha de negócio dedicada à comercialização de sistemas de alarme), a Cipher (a divisão de cibersegurança da Prosegur) e, por último, a Prosegur AVOS (especializada no desenvolvimento de soluções de externalização de processos empresariais e transformação digital).

O objetivo de todo o grupo Prosegur é garantir a segurança dos nossos clientes, para isso existe da nossa parte uma forte aposta na inovação. A inovação permite-nos desenvolver novas propostas que trazem valor aos nossos clientes e melhoram a eficiência dos nossos serviços.

No que respeita à Prosegur Alarms, somos uma referência no setor com uma quota de mercado de aproximadamente 30% e contamos com um ambicioso plano de crescimento no mercado português. Acreditamos que cada habitação ou negócio apresenta características distintas e, por isso, procuramos entregar aos nossos clientes soluções pensadas à medida. Os clientes da Prosegur Alarms têm também à sua disposição soluções como a app Prosegur Smart, através da qual podem gerir o alarme e ter acesso às câmaras e receber notificações da sua atividade. Todos os nossos sistemas estão conectados à nossa Central Recetora de Alarmes (CRA), que funciona 24 horas por dia, e contam com ligação permanente à polícia.

Na sua opinião, quais são os valores que justificam o sucesso da PROSEGUR no setor? E ao longo do tempo, como é os vossos colaboradores têm sido essenciais para a evolução da marca?

Com uma equipa com cerca de 150.000, a nossa principal prioridade é criar um ambiente de trabalho motivador, igualitário e diversificado que estimule e fomente o compromisso com os valores da Prosegur.

Acredita que o capital humano é um grande aliado da obtenção de resultados a curto, médio e longo prazo? Na PROSEGUR de que forma procuram impactar e fomentar uma dinâmica de proximidade entre Colaboradores e os desideratos da marca?

Na Prosegur promovemos uma cultura da meritocracia e da aposta no talento interno, assente em cinco princípios: espírito de equipa; orientação para resultados; paixão pelo cliente; responsabilidade e compromisso; transformação e inovação.

De modo a impactar os nossos colaboradores, desenvolvemos, por exemplo, iniciativas como a Universidade Prosegur, uma plataforma de formação online, com o objetivo de disponibilizar formação em diversas áreas, nomeadamente cursos para o desenvolvimento de soft skills, de inovação ou cursos técnicos específicos dos negócios, entre outros.

Os resultados nem sempre são visíveis, mas, de que forma é que podemos demonstrar e dar a conhecer as mais valias do trabalho realizado em prol do Capital Humano da marca? Ao nível dos benefícios e do bem-estar dos colaboradores, que boas práticas praticam para os atrair e motivar?

No que diz respeito ao bem-estar, lançámos recentemente a iniciativa Pro360, um programa de bem-estar para os nossos colaboradores. Esta iniciativa abrange o bem-estar físico; a nutrição, beneficiando de um aconselhamento nutricional mensal entre outras atividades; e o bem-estar emocional e social, onde foram apresentadas diversas propostas por parte da Fundação Prosegur, bem como atividades culturais e de voluntariado e outras iniciativas globais e locais relacionadas com a diversidade e igualdade.

Sente que a atenção e a importância dada ao Capital Humano das empresas conheceu uma nova realidade no pós pandemia? Sente que este foi um momento chave para esta mudança de paradigma?

No caso do grupo Prosegur, o capital humano sempre foi e sempre será o nosso bem mais valioso.

O papel da Inovação também tem sido relevante nesta ligação com o Capital Humano? Se sim, em que sentido?

A inovação forma parte do ADN da Prosegur e realizamos um forte investimento no desenvolvimento de soluções que melhorem os nossos serviços e a nossa eficiência.

De acordo com a vasta experiência na área, na generalidade das empresas, tem existido mais consciência e preocupação em disponibilizar formação aos recursos humanos, na vertente da Cibersegurança? De que forma a PROSEGUR tem motivado os seus colaboradores a participarem nestas ações e sensibilizarem a comunidade em geral para as mesmas?

Todos os dias encontramos nos órgãos de comunicação social notícias sobre novos ciberataques a empresas e instituições e, os seus efeitos são cada vez mais prejudiciais, devido à crescente sofisticação técnica dos atacantes. Adicionalmente, uma grande parte dos ciberataques tem origem no interior das organizações, uma vez que os ataques surgem através de pequenas janelas de oportunidade criadas pelos próprios colaboradores, involuntariamente. O erro humano é um dos principais motivos para a consecução de um ciberataque a uma empresa. Por este motivo, é muito importante, a formação aos colaboradores, de modo a prevenir ações aparentemente inofensivas.

Neste sentido, através da Cipher, a divisão de cibersegurança da Prosegur, levamos a cabo simulações periódicas de ciberataques, assim como ações de conscientização junto dos nossos colaboradores.

Atualmente, a PROSEGUR está presente em 26 países. Em termos gerais, quão desafiante foi este processo de expansão, tendo em conta que estão inseridos num setor altamente regulado, em que a legislação varia de país para país?

Tem sido um caminho muito desafiante e de muito trabalho árduo, mas não poderíamos estar mais orgulhosos da nossa trajetória. O nosso êxito deve-se a uma equipa maravilhosa e aos nossos clientes, a quem muito agradecemos a confiança depositada.

A reta final do ano serve também para fazer balanços e perspetivas. Nesse sentido, concorda que a aposta gradual no 5G vai aumentar a procura pela segurança digital já a partir do próximo ano? Entretanto, para a PROSEGUR, parte do futuro do setor passa pela concretização da segurança híbrida. Porquê? 

O mundo tem experienciado uma sensação global de insegurança e instabilidade, fruto de diversos cenários. Os riscos são cada vez mais difusos e inesperados. Portanto, esta complexidade do mundo atual exige que estejamos informados e tenhamos uma visão holística da segurança, a fim de antecipar todos os riscos possíveis que possam surgir a curto, médio e longo prazo. Em consequência, o conceito de segurança está a evoluir, já não se concentra apenas na proteção de pessoas ou bens, ao invés passou a incluir outras áreas como a segurança económica, de dados, de informação ou tecnológica.

Desviando agora o foco para o futuro da Prosegur Alarms. Que projetos e novidades estão a ser desenhados para 2023?

Em 2023, lançaremos novas funcionalidades na nossa App Prosegur Smart, de forma a promover ainda mais a proximidade com os nossos clientes e utilizadores da aplicação. E, muito em breve, daremos a conhecer ao mercado uma solução específica para clientes com animais de estimação, de pequeno ou grande porte, baseada em inteligência artificial e reconhecimento inteligente. Estamos também a trabalhar no lançamento de um novo painel com maior e melhor proteção no caso de zonas exteriores.