“O CENFIM foi criado pelas Empresas e para as Empresas”

CENFIM | Vítor Dias, Diretor do Departamento de Formação desde 2008

1006

 O Departamento de Formação tem sido, ao longo de mais de três décadas, uma «base de ferro» e um importante alicerce na história do CENFIM. Como verifica a evolução e consolidação desta formação até ao momento?
O Departamento de Formação (DF), é uma peça estruturante que, contudo, atua integrada e que tem nos 13 Núcleos do CENFIM, os verdadeiros obreiros da atividade, cujos números, ao longo destes 38 anos, refletem a nossa dinâmica operacional, nomeadamente:  33 mil empresas, 24 mil ações, 325 mil formandos e mais de seis milhões de horas de formação.
São da responsabilidade do DF, a Orientação Profissional, a Conceção dos cursos e recursos pedagógicos, o Planeamento e Controlo da Formação e Avaliação e Certificação, garantindo ainda os processos de cofinanciamento da atividade junto ao Fundo Social Europeu (FSE), procurando sempre, uma adaptação ao contexto do mercado e às exigências do financiamento.

Quão importante é, para o Centro, poder afirmar que tem uma elevadíssima taxa de empregabilidade de 95%?
Quando, por força da pandemia, ouvíamos as notícias sobre a disputa para se conseguir obter as vacinas do Tipo A, que tinham um efeito de proteção de 91% contra a vacina do tipo B, com apenas 63%, estes dados relevam e justificam a procura pelas mais apropriadas e eficazes. Por analogia, a taxa de empregabilidade, tem o mesmo efeito.
Considerando que o CENFIM, foi criado pelas Empresas e para as Empresas, através das suas Associações Setoriais, para responder às necessidades de formação e requalificação dos Recursos Humanos, percebe-se a importância da taxa de empregabilidade.
Neste contexto, quando a taxa de empregabilidade é de 95%, infere-se que a Formação vai ao encontro das necessidades do mercado, sendo importante para: as Empresas que acolhem recursos humanos qualificados; para os Formandos, pela empregabilidade, e também para o CENFIM, porque vê reconhecido que o investimento público efetuado tem a desejada aplicabilidade e retorno direto para o mercado e para a sociedade.