“O CENFIM tem contribuído, em quantidade e qualidade, para a mão-de-obra qualificada na indústria, da região”

CENFIM | Teresa Bernardino, Diretora do Núcleo de Oliveira de Azeméis desde 2018

496

Quão legítimo é afirmar que o Núcleo de Oliveira de Azeméis veio colmatar a necessidade de mão de obra qualificada e especializada não só nesta região, que é fortemente industrializada, como nas proximidades?
Em fevereiro de 1987, quando o Núcleo foi criado, iniciámos a nossa atividade com as primeiras formações direcionadas especificamente à área dos moldes. 36 anos volvidos, desenvolvemos agora formação em áreas mais abrangentes, formando técnicos em diversas profissões ligadas à indústria em geral e, em particular, à Metalomecânica.
Desde a nossa criação, até ao final de 2021, passaram por nós cerca de 27006 formandos, em 2030 ações realizadas. O plano de formação é definido em função do levantamento de necessidades de formação, efetuado diretamente às empresas da região, o que nos permite ir ao encontro das necessidades locais. A flexibilidade de adequar a nossa oferta às expetativas das empresas é uma das nossas principais vantagens.
O CENFIM tem contribuído, em quantidade e qualidade, para a mão-de-obra qualificada na indústria, da região. Colocamos todos os anos no mercado de trabalho, vários profissionais, pese embora o facto de não conseguirmos dar resposta a todas as solicitações, atendendo à carência sentida, a nível nacional, do tipo de profissionais que formamos.
Neste sentido, acolhemos a maior academia de formação CNC em Portugal, parceria com a HAAS, com mais equipamentos (9 centros de maquinação) e, consequentemente, melhores condições para a aprendizagem, trazendo relevantes vantagens tecnológicas, não apenas para o CENFIM, mas para Portugal, num contexto de enorme destaque no âmbito da tecnologia Industrial e da inovação.