“O seu compromisso com a Responsabilidade Social é mais profundo, está intrínseco à cultura da empresa”

CENFIM | Cláudia Passeira, Diretora do Departamento de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde

805

No que diz respeito à qualidade, ambiente e segurança, de que forma o CENFIM tem cumprido os seus objetivos, garantindo a conformidade legal e normativa da sua atividade?
O CENFIM é uma organização certificada nos referenciais de Qualidade (NP EN ISO 9001:2015), Ambiente (NP EN ISO 14001:2015), Segurança (ISO 45001:2018), Gestão Pessoas (NP 4427:2018) e Responsabilidade Social (NP 4469:2019).
Acompanhamos a eficácia dos processos em vigor através da interpretação de resultados e reflexão sobre as tendências, com objetivo de reajustar estratégias em prol dos objetivos globais serem totalmente concretizados e até excedidos
Realizamos a verificação de conformidade face à legislação aplicável ao CENFIM e na eventualidade de ser necessário desenvolver planos de ação no sentido de atingir a conformidade, são imediatamente desenvolvidas pela equipa.
O sucesso das auditorias de 1º parte (internas) 2ª parte (fornecedores) e 3ª parte (externas), de transição, renovação ou acompanhamento, agregada à inexistência de coimas, contraordenações ou inspeções, transmitem a confiança ao CENFIM sobre o cumprimento dos seus objetivos, garantindo a conformidade legal e normativa da sua atividade, no diz respeito à qualidade, ambiente e segurança.

Face à sua experiência, como define esta que é uma entidade com responsabilidade social?
O seu compromisso com a Responsabilidade Social é mais profundo, está intrínseco à cultura da empresa, à atividade que desenvolve. Na formação de gerações com a partilha do saber com todas as partes interessadas, na orientação de carreiras, desenvolvendo pessoas habilitadas e felizes, realizadas profissionalmente e com um futuro auspicioso. Declarado expressamente na Missão, Visão e Política CENFIM.
Avaliamos o nosso desempenho também com base na não existência de reclamações das partes interessadas relevantes, nem de ordem legal, financeira ou social passível de influenciar a organização.
Promovemos atividades internas como a realização de simulacros de Responsabilidade Social ou o desenvolvimento do Programa de Promoção da Saúde Mental, em 2021. Participamos nos programas Erasmus, Euro Skills e WorldSkills. Envolvemos a equipa na formação Igualdade de Género no Trabalho e no Emprego promovido pelo IEFP-NAU e celebramos dias especiais, como o Dia da Mulher.
Colaboramos com organizações, como Amnistia Internacional, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, na iniciativa Melhores Fornecedores RH, a MAKE-A-WISH, a E-CYCLE na Campanha de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, a Ordem dos Psicólogos na iniciativa Healthy Workplaces Awards, com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego no Projeto IGUALPRO: As Profissões Não Têm Género.
Ser uma entidade com Responsabilidade Social, é desenvolver ações voluntárias para beneficiar todas as partes interessadas, alicerçadas por valores, princípios e condutas que promovem o bem-estar de todos, quer no benefício da sociedade, mas também do meio ambiente. Assim é o CENFIM.