“Todo o nosso processo formativo se centra na Pessoa”

CENFIM | Alexandra Pousada, Diretora do Núcleo de Lisboa desde 2013

411

Sendo Lisboa uma área com maior densidade de empresas do país, de que forma este Núcleo tem investido na valorização das competências técnicas e pessoais dos formandos, para que estes, posteriormente, apoiem e promovam o sucesso dessas mesmas empresas?
A região onde se insere o Núcleo de Lisboa do CENFIM, pela sua grande dimensão e heterogeneidade de empresas, com dinâmicas e características próprias, não apenas na sua dimensão, mas também nos diversos subsetores de atividade, coloca-nos o desafio de adequar a nossa oferta a públicos alvos distintos.
Esses destinatários tanto são os trabalhadores das empresas, parceiros sempre ativos e essenciais ao desenvolvimento das nossas ações, como jovens ou adultos que procuram novas qualificações ou o aperfeiçoamento das suas atuais valências.
Procuramos intensamente criar, desenvolver e oferecer programas formativos que se adaptem a diferentes públicos, promovendo a inovação técnica e pedagógica, procurando acompanhar a evolução do contexto tecnológico das Empresas na região onde estamos inseridos.
Todo o nosso processo formativo se centra na pessoa, na sua valorização profissional e pessoal, tendo a convicção de que no nosso setor de atividade, se encontra e concretiza o futuro.
A grande empregabilidade que a região proporciona permite adequar o perfil dos nossos formandos às principais características e necessidades das empresas que os acolhem no período de prática em contexto de trabalho, fazendo com que todos se sintam valorizados e mantendo a proximidade entre os diferentes parceiros envolvidos neste processo de formação.
A proximidade que procuramos estabelecer com as empresas da região incentiva a nossa evolução e a aposta no desenvolvimento e inovação técnica e pedagógica, procurando acompanhar o progresso do contexto tecnológico das Empresas. A nossa oferta compreende para além dos percursos habituais, de formação presencial de grupos, uma oferta que designamos por Oficina Individual de Formação neste momento na área da maquinação e programação CNC que permite que cada formando possa escolher o seu horário de formação, progredir ao seu ritmo de forma autónoma e individualizada, utilizando recursos inovadores, baseados em contextos reais de fabrico, que são introduzidos através de casos de estudo e kits práticos.
Procuramos ainda proporcionar aos nossos formandos experiências diferenciadoras que podem passar por visitas técnicas a empresas, encontros técnicos, estágios internacionais ao abrigo do programa ERASMUS, execução de projetos finais de curso em parceria com as empresas, estimulando assim a realização de atividades distintas que se pretende possam contribuir para a sua progressão enquanto futuros profissionais.
Também através dos nossos formadores, muitos deles provenientes e no ativo nas empresas do nosso setor, permite que através do seu contributo e incentivo para o enriquecimento de conhecimentos dos nossos formandos, se efetive uma maior aproximação à realidade do mercado de trabalho.
A formação que realizamos à medida das empresas é uma das valências com maior expressão no Núcleo de Lisboa e tem contribuído para proporcionar um espaço de partilha entre formandos, formadores e empresas e integração de conhecimentos técnicos atuais e inovadores que visam reforçar as competências dos adultos que se encontram no ativo.
Procuramos que todos se sintam valorizados e trabalhamos todos os dias para que a região onde nos encontramos seja mais um fator agregador e estimulante para o sucesso da nossa atividade formativa.