Sendo Lisboa uma área com maior densidade de empresas do país, de que forma este Núcleo tem investido na valorização das competências técnicas e pessoais dos formandos, para que estes, posteriormente, apoiem e promovam o sucesso dessas mesmas empresas?
A região onde se insere o Núcleo de Lisboa do CENFIM, pela sua grande dimensão e heterogeneidade de empresas, com dinâmicas e características próprias, não apenas na sua dimensão, mas também nos diversos subsetores de atividade, coloca-nos o desafio de adequar a nossa oferta a públicos alvos distintos.
Esses destinatários tanto são os trabalhadores das empresas, parceiros sempre ativos e essenciais ao desenvolvimento das nossas ações, como jovens ou adultos que procuram novas qualificações ou o aperfeiçoamento das suas atuais valências.
Procuramos intensamente criar, desenvolver e oferecer programas formativos que se adaptem a diferentes públicos, promovendo a inovação técnica e pedagógica, procurando acompanhar a evolução do contexto tecnológico das Empresas na região onde estamos inseridos.
Todo o nosso processo formativo se centra na pessoa, na sua valorização profissional e pessoal, tendo a convicção de que no nosso setor de atividade, se encontra e concretiza o futuro.
A grande empregabilidade que a região proporciona permite adequar o perfil dos nossos formandos às principais características e necessidades das empresas que os acolhem no período de prática em contexto de trabalho, fazendo com que todos se sintam valorizados e mantendo a proximidade entre os diferentes parceiros envolvidos neste processo de formação.
A proximidade que procuramos estabelecer com as empresas da região incentiva a nossa evolução e a aposta no desenvolvimento e inovação técnica e pedagógica, procurando acompanhar o progresso do contexto tecnológico das Empresas. A nossa oferta compreende para além dos percursos habituais, de formação presencial de grupos, uma oferta que designamos por Oficina Individual de Formação neste momento na área da maquinação e programação CNC que permite que cada formando possa escolher o seu horário de formação, progredir ao seu ritmo de forma autónoma e individualizada, utilizando recursos inovadores, baseados em contextos reais de fabrico, que são introduzidos através de casos de estudo e kits práticos.
Procuramos ainda proporcionar aos nossos formandos experiências diferenciadoras que podem passar por visitas técnicas a empresas, encontros técnicos, estágios internacionais ao abrigo do programa ERASMUS, execução de projetos finais de curso em parceria com as empresas, estimulando assim a realização de atividades distintas que se pretende possam contribuir para a sua progressão enquanto futuros profissionais.
Também através dos nossos formadores, muitos deles provenientes e no ativo nas empresas do nosso setor, permite que através do seu contributo e incentivo para o enriquecimento de conhecimentos dos nossos formandos, se efetive uma maior aproximação à realidade do mercado de trabalho.
A formação que realizamos à medida das empresas é uma das valências com maior expressão no Núcleo de Lisboa e tem contribuído para proporcionar um espaço de partilha entre formandos, formadores e empresas e integração de conhecimentos técnicos atuais e inovadores que visam reforçar as competências dos adultos que se encontram no ativo.
Procuramos que todos se sintam valorizados e trabalhamos todos os dias para que a região onde nos encontramos seja mais um fator agregador e estimulante para o sucesso da nossa atividade formativa.
“Todo o nosso processo formativo se centra na Pessoa”
CENFIM | Alexandra Pousada, Diretora do Núcleo de Lisboa desde 2013