“Na Rota do Tráfico com Mariana Van Zeller” regressa ao National Geographic com 3ª temporada

A premiada jornalista portuguesa regressa ao National Geographic, revelando alguns dos segredos do mundo da droga e do cibercrime.

Data:

“Na Rota do Tráfico com Mariana Van Zeller” regressa ao National Geographic, estreando a 3ª temporada no dia 18 de fevereiro, às 22h30. Conduzido pela portuguesa Mariana Van Zeller, a série da premiada e reconhecida jornalista explora os segredos do funcionamento dos mercados negros mais perigosos do submundo global.

Cada episódio viaja pelo interior de um mercado negro ou rede de tráfico diferente: drogas, armas, órgãos humanos, clubes de combate, entre outros. Com estas viagens, Mariana Van Zeller dá a conhecer os intervenientes e entra em cada negócio, explorando e compreendendo a economia sombra multi-trilionária do mundo e descobrindo muitos outros segredos destes submundos.

Na 3ª temporada desta que é uma série de sucesso, Mariana Van Zeller vai desvendar os segredos mais bem escondidos sobre algumas das maiores indústrias criminosas do mundo, desde o tráfico de órgãos, armas e drogas alucinogénias como o LSD e MDMA. No primeiro episódio, Mariana Van Zeller explora o conceito de “turismo de transplante”, um negócio que tem vindo a crescer nos últimos anos, avaliado em mais de mil milhões de dólares, e suportado por pacientes ricos e desesperados de todo o mundo. No episódio seguinte, centrado no uso de drogas ilegais, investiga o uso do LSD que está a registar uma crescente popularidade para utilização em terapias ilegais, bem como a rápida transformação que o comércio da droga está a registar nos Países Baixos devido ao MDMA.

Mas a investigação de Van Zeller vai muito mais além, aprofundando esta temporada no mundo do cibercrime e das criptomoedas, que, através de esquemas criptográficos e ciberpiratas usando roubos de identidade, fraudes de cartões de crédito e ransomeware, se estão a tornar autênticas “armas fantasma” na venda de um dos recursos mais valiosos do mundo: a informação.

Além de tudo isto, Van Zeller vai, ainda, encontrar o seu caminho de entrada para dois dos mais notórios e perigosos gangues americanos (os Bloods e os Crips), tentando compreender as realidades e rivalidades que alimentam a recente tendência do aumento de ondas de crime violentas em Los Angeles.

Como habitual, a premiada jornalista portuguesa vai levar todos os espetadores em mais viagens e aventuras surpreendentes, numa investigação ambiciosa, arriscada e, acima de tudo, corajosa.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 128

Popular

Mais Artigos deste tipo