A campanha “Voto Solidário – pequenos gestos, grandes impactos”, com início a 16 de fevereiro, é o resultado do foco contínuo da SIBS em colocar a tecnologia e a inovação ao serviço da sociedade, facilitando a relação entre as pessoas e a instituições de solidariedade. Na sessão de apresentação desta nova iniciativa, a SIBS reuniu diversas associações do Ser solidário, com atribuição de 162 NFT solidários, relativos à iniciativa NFT Solidário 2022.
“Através da plataforma SER Solidário no MB WAY e na Rede MULTIBANCO, queremos continuar a colocar a tecnologia e a inovação ao serviço das causas com impacto na sociedade, contribuindo para que todos possam de forma simples e segura apoiar as causas que lhe são mais queridas”, explica a CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé. “Com esta campanha, a SIBS vai apoiar diretamente dez projetos específicos indicados pelas instituições e eleitos pelos utilizadores do MB WAY. Será uma campanha destinada a ações muito concretas e que pretende ter um impacto muito direto a apoiar quem mais precisa”, acrescenta.
No âmbito desta campanha, que decorre até ao final do ano, os utilizadores MB WAY poderão escolher qual a causa que pretendem apoiar, através de uma doação no MB WAY para essa causa ou instituição, sendo que cada doação equivale a um voto. A votação será mensal. Para alem dos donativos angariados pelas várias causas em votação, a SIBS atribuirá um donativo adicional de 1.500 euros à causa vencedora. As instituições poderão inscrever-se num formulário disponível no MB WAY, ficando a escolha das quatro causas que irão a votação em cada mês a cargo da SIBS, que irá analisar cada uma com base num cumprimento de critérios de avaliação definidos.
No mês de arranque, os utilizadores poderão escolher entre a “Necessidade de compra de material tecnológico (computadores), escolar e desportivo para 200 crianças no Bairro do Zambujal”, da Academia Johnson; a “Realização de um sonho”, pela Terra dos Sonhos; o “Acompanhamento regular (combustível) de 60 idosos na Área Metropolitana do Porto” assegurado pela GASPORTO; ou “A comparticipação da renda durante um ano para novas instalações” da Dress For Success.
A nova campanha foi apresentada na cerimónia de entrega dos “NFT Solidário”, uma iniciativa que decorreu durante o ano passado e através da qual a SIBS conseguiu entregar NFT Solidários a 162 instituições.
“É com um enorme sentimento de felicidade e dever cumprido que entregamos os NFT Solidário a mais de 160 instituições. É cada vez mais notório que juntos podemos fazer a diferença e estes resultados são a prova disso”, concluiu a CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé. “Os portugueses estão cada vez mais atentos às necessidades das instituições, num momento de grande incerteza económica como aquele em que nos encontramos, e o MB WAY tem sido um facilitador para amplificar o impacto dos pequenos donativos e apoiar um numero cada vez maior de instituições”.
“Ser Solidário” do MB WAY
O “Ser Solidário” do MB WAY permite aos mais de 4,5 milhões de utilizadores MB WAY a realização de donativos, de qualquer montante, em qualquer lugar e hora, às quase 200 instituições de solidariedade que fazem parte deste serviço, de forma conveniente, prática e segura.
No ano passado, o MB WAY registou um aumento de superior a 50% no número de donativos e no valor das doações relativamente ao ano anterior, tendo atingido mais de 3M€ de donativos.
Com sete anos de atividade, o MB WAY permite fazer mais de dez operações através da app própria do serviço e das apps bancárias que o disponibilizam, o que o tornam o serviço de pagamentos mais completo em Portugal. A sua facilidade de utilização, a comodidade que proporciona e a segurança fazem com que seja, cada vez mais, um facilitador dia a dia de todos, em qualquer circunstancia.
Atualmente, estão em curso diversas iniciativas por parte das Instituições para apoiar as vítimas do sismo na Turquia e Síria. Neste âmbito, o Ser Solidário associa-se à Unicef, Amnistia Internacional, AMI, Caritas, Fundação AIS, Médicos do Mundo, Cruz Vermelha e Aldeias SOS para aumentar o número de donativos e assim contribuir no apoio às vítimas deste trágico acontecimento.