O TikTok é um lugar onde a criatividade cresce, um espaço onde todos se podem expressar, partilhar as suas paixões ou mesmo a sua profissão. Dos amantes de livros e de comida, aos artistas e agricultores emergentes, a cultura está a ser remisturada e reconfigurada de uma forma única através do TikTok.
Criar uma oportunidade no mundo real
A plataforma dá prioridade ao conteúdo sobre as conexões sociais e tem aberto oportunidades incríveis para empresas, artistas e criadores para aproveitarem o potencial criativo do TikTok para atingirem os seus objetivos:
– Após perderem os seus empregos durante a pandemia, o casal francês Jojo e Josie abriu a loja de bolachas JOJO’s Dough, em Cannes. O seu conteúdo viral TikTok fez com que as suas vendas disparassem, levando à abertura de uma segunda loja em Paris e ao lançamento de um modelo de franchise para escalar o seu negócio por toda a França.
– O rapper britânico Stepz fez um enorme sucesso na plataforma e foi, no ano passado, a conta mais vista no TikTok, no que diz respeito a artistas britânicos. Stepz foi captando seguidores, tendo um impressionante número de quase três milhões, através de uma mistura de conteúdos de música e conteúdos cómicos, e o seu sucesso viral – TikTok ‘Cramp Dat’ – trouxe a sua criatividade a uma audiência global.
O TikTok reconhece plenamente a importância de continuar a investir na Europa para apoiar esta comunidade próspera. Mais de 5.000 pessoas trabalham agora para o TikTok em dez países – Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Espanha, Suécia e Reino Unido. Os seus funcionários trabalham em diversas áreas, desde o envolvimento de marcas e criadores, comércio eletrónico e música, a privacidade, políticas públicas, investigação e desenvolvimento e segurança.
Fomentar uma cultura de compliance
Este nível de investimento local estende-se também à abordagem do TikTok para manter a sua comunidade europeia, e os seus dados seguros e protegidos, particularmente no contexto da nova regulamentação.
Na semana passada, a plataforma apresentou o seu primeiro relatório de base em conformidade com o Código de Conduta sobre Desinformação, fornecendo mais de 2.500 dados sobre a implementação e aplicação das políticas do TikTok em 30 países europeus. Tem também vindo a expandir a sua equipa com conhecimentos especializados adicionais e a disponibilizar recursos-chave de toda a empresa para assegurar a sua futura conformidade com a Lei dos Serviços Digitais (DAS na sigla em inglês).
A transparência é uma componente chave da Lei dos Serviços Digitais e tem apoiado os objetivos da regulação desde o início, uma vez que reflete o pensamento que norteia os seus relatórios trimestrais de aplicação das Community Guidelines, onde fornece informações sobre a natureza do conteúdo e das contas removidas da plataforma. Irá continuar a aumentar a visibilidade externa do trabalho que realiza para proteger a sua comunidade, inclusive através da abertura do Centro Europeu de Transparência e Responsabilização em Dublin no próximo mês, onde o público especializado poderá saber mais sobre este trabalho para manter as pessoas no TikTok em segurança.
Apresentar a estratégia de gestão de dados
O TikTok continua focado em construir a confiança com a sua comunidade, demonstrando-lhes que os seus dados estão seguros. Continua a cumprir a estratégia de gestão de dados que definiu para a Europa no ano passado, que inclui uma maior redução do acesso dos trabalhadores aos dados dos utilizadores europeus; a minimização dos fluxos de dados fora da Europa; e o armazenamento local dos dados dos utilizadores europeus.
Relativamente ao armazenamento local de dados, em consonância com o crescimento da comunidade, está a procurar expandir a sua capacidade de armazenamento de dados europeus. Está numa fase avançada de finalização de um plano para um segundo centro de dados na Irlanda com um fornecedor de serviços externo, para além do local anunciado no ano passado. Também está em conversações para estabelecer um terceiro centro de dados na Europa, para complementar ainda mais as suas operações planeadas na Irlanda. Os dados dos utilizadores TikTok europeus começarão a migrar este ano, continuando em 2024.
Para o TikTok é um orgulho ver como se tornou parte da cultura e da vida quotidiana das pessoas na Europa. Está empenhado por isso em continuar a acelerar as oportunidades para a sua comunidade, enquanto se esforça por estabelecer um novo padrão de segurança e proteção para o manter como um lugar de animação e entretenimento durante os próximos anos.