Jia Wei e Cristina Caricato assumem papéis de liderança na Xiaomi na Europa Ocidental

Com as últimas nomeações ao nível da gestão de topo, a empresa continua a consolidar e a aumentar a sua posição no mercado da Europa Ocidental, ampliada por talentos femininos chave dentro da empresa.

378

A Xiaomi Europa Ocidental anunciou a nomeação de Jia Wei e Cristina Caricato como Diretora de Marketing e Diretora de Relações Públicas, respetivamente, para a Europa Ocidental, expandindo ainda mais as capacidades de gestão na região.

O anúncio faz parte da estratégia de consolidação e crescimento da posição da Xiaomi no mercado da Europa Ocidental, através da promoção de profissionais do sexo feminino com eficácia comprovada na implementação e promoção de estratégias eficazes e vencedoras num setor cada vez mais dinâmico e competitivo. Este estreitamento da diferença de género caracteriza a perspetiva do talento e da igualdade encorajada pela Xiaomi.

Profissional com currículo internacional no mundo do marketing e da tecnologia, Jia Wei tem quase uma década de experiência como chefe de Marketing e RP de grandes empresas internacionais de tecnologia. A sua trajetória mostra uma rápida ascensão, passando de funções de gestão de projetos, para Key Account Manager, e, finalmente, para o papel de Diretora de Marketing e RP, onde foi responsável pelo marketing e comunicações, particularmente, na indústria das telecomunicações.

Na Xiaomi desde 2019 e selecionada em 2020 como uma das 20 melhores CMO integrando a “Marketing Dream Team” de acordo com a IPMARK, tem guiado o departamento de marketing da Xiaomi Iberia durante mais de três anos e hoje recebe a nomeação como Diretora de Marketing da Europa Ocidental, liderando a comunicação de sete mercados: Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Benelux. Dentro do departamento de marketing, gere e coordena as atividades das marcas Xiaomi e POCO, distinguindo-se pela sua perspicácia e liderança.

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Milão, Cristina Caricato trabalhou durante oito anos numa agência de comunicação multinacional de grande destaque. Ao longo dos anos, ocupou posições de crescente responsabilidade a trabalhar com clientes de alto perfil no mercado italiano e internacional, incluindo nomes reconhecidos nas áreas da tecnologia e lifestyle. As suas capacidades e resultados reconhecidos pela indústria no desenvolvimento de estratégias capazes de distinguir marcas contribuíram para o seu posicionamento entre as ‘Unstoppable Women’ no país, de acordo com a Startupitalia. Após três anos como Diretora de Relações Públicas da Xiaomi Itália, foi recentemente nomeada Diretora de Relações Públicas da Europa Ocidental, reportando diretamente a Jia Wei, coordenando as atividades dos países da Europa Ocidental e implementando estratégias de comunicação unificadas num mercado em constante evolução.

“Temos orgulho em ter confiado a duas profissionais talentosas e determinadas como a Jia e a Cristina a estratégia e coordenação das atividades regionais de marketing e comunicação da Xiaomi”, refere Wen Ou, Diretor da Xiaomi Europa Ocidental. “Ambas estão na empresa há vários anos e a sua perícia e conhecimento da indústria têm sido e serão essenciais para alcançar os nossos objetivos, que incluem não só elevar o posicionamento da marca, mas também transmitir aos consumidores a importância da inovação da empresa”.