Festival da Lampreia regressa a Gondomar no mês de março

A 31ª edição do Festival da Lampreia está de regresso a Gondomar, entre 1 a 31 de março. Há dezoitos restaurantes da região que aderiram a esta iniciativa e por isso, durante este mês, vão confecionar vários pratos com lampreia.

416
*Imagem retirada do site oficial da CMG

Os dezoitos restaurantes da região que aderiram a esta iniciativa, terão nas suas ementas diversos pratos confecionados com este peixe.

O evento conta, novamente, com um concurso gastronómico, onde serão elegidos os restaurantes com a “melhor confeção de lampreia”. “O júri é composto pelos Chefs Hélio Loureiro e Tony Salgado e ainda pelo crítico gastronómico José Augusto Moreira, que irão deslocar-se aos restaurantes aderentes nos fins de semana de 18 e 19 e 25 e 26 de março”, pode ler-se no comunicado do Município.

Segundo a Câmara Municipal de Gondomar, na edição deste ano, o propósito é “aliar o turismo gastronómico ao turismo patrimonial”. Logo, “será feita a distribuição de vouchers nos restaurantes aderentes, que garantem o acesso gratuito com visitas guiadas ao Museu Municipal da Filigrana de Gondomar e ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova”.

Além disso, também está garantida a “ida a produtores de vinho verde do concelho, com visita às vinhas e degustação de produtos locais”, acrescentou a autarquia.

O Município de Gondomar prevê que a entrega dos prémios, aos restaurantes com a melhor confeção de lampreia, seja no mês de abril.