Revolução Digital: o Impacto da Tecnologia na Área do Crédito Online

Por Rita Quaresma, Gestora do Projeto CreditoConsolidado.pt

1307

Vivemos numa era marcada pela tecnologia. Antigamente, era necessário deslocarmo-nos pessoalmente para tratar de qualquer questão como, por exemplo, ir ao supermercado ou ao banco. Graças ao desenvolvimento digital,  hoje, é tudo mais simples.

Se, para fazer um crédito, precisava de passar horas no trânsito e de esperar para ser atendido, agora, já pode tratar de tudo no conforto da sua casa e de forma totalmente online.

Sociedade Digital

O mundo digital abriu um leque de oportunidades. Ao acedermos à internet, através de qualquer lugar do mundo, temos acesso a todo o tipo de conteúdo. A transformação digital revolucionou, de tal forma, o nosso quotidiano que, inclusive, o teletrabalho é abrangido pela lei, como partilha o Diário da República.

A tecnologia permitiu atenuar barreiras, quebrar padrões e modernizar processos, criando, assim, condições para melhorar, consideravelmente, a vida das populações, em matérias diversas. Também, as empresas têm beneficiado destas transformações, sendo mais fácil chegar aos consumidores e dar-lhes a conhecer os seus produtos e serviços.

Impacto do Digital no Acesso à Informação

No sentido de expandir, fomentar e promover a digitalização, são várias as iniciativas que têm sido desenvolvidas, como o Portugal Digital. O objetivo é capacitar as populações de conhecimentos técnicos, que lhes permitam usufruir dos benefícios da modernização tecnológica.

Ao capacitar as pessoas, conseguimos usufruir do melhor que as tecnologias têm para oferecer, em diversas áreas do nosso dia-a–dia, tais como, a gestão das finanças pessoais.

A verdade é que vivemos tempos desafiantes, marcados por dificuldades económicas, ordenados pouco competitivos e, consequentemente, perda de poder de compra. Perante este cenário, parte significativa dos portugueses, já tem, ou pondera pedir, um crédito. Quer seja para comprar uma casa, financiar uma viagem ou pagar as propinas universitárias, há uma procura crescente por estes financiamentos, e a tecnologia veio facilitar o processo.

Simuladores Online de Crédito

Antigamente, o processo de pedir um crédito era bastante burocrático e exigia muito tempo, sendo necessário deslocar-se diretamente ao banco para formalizar o pedido. Inclusive, em consequência da dificuldade de acesso à informação, muitas pessoas recorriam a apoio externo para perceber como deviam proceder e qual o crédito indicado para as suas necessidades.

Hoje, é tudo mais simples. Ao pesquisar pelo tema, num motor de busca, deparamo-nos com inúmeros artigos, estudos e informações sobre créditos, que permitem aprender tudo o que é necessário, antes de formalizar o pedido. É possível perceber qual o melhor crédito, para determinada circunstância, avaliar as ofertas existentes e, claro, ponderar as vantagens e desvantagens inerentes ao processo. Além disso, é, ainda, possível simular o crédito.

Os simuladores online de crédito permitem perceber qual o melhor crédito para cada pessoa, com base nas suas necessidades, bem como na sua realidade financeira, apresentando uma solução à medida do cliente. Além disso, realizam uma comparação, totalmente gratuita, com os principais prestadores de crédito do mercado nacional.

Para quem já tem mais de um crédito, também é possível poupar. Simples, até.

Poupar nas Prestações ao Banco

O simulador de poupança do CreditoConsolidado.pt permite verificar, de forma totalmente digital, e sem compromisso, qual o valor mensal a pagar pela junção de dois ou mais créditos.

Uma ferramenta gratuita que é de enorme importância para os que querem gerir melhor as suas finanças. Além de poupar tempo em cálculos manuais, permite ajustar o valor mensal a pagar, com base no orçamento disponível e, assim, simular um crédito consolidado realista. Após submeter os dados, o utilizador consegue verificar o valor da mensalidade única.

Se, antigamente, este processo era demorado, agora, leva apenas segundos e facilita, consideravelmente a decisão, permitindo que entendam, de forma clara, os valores a pagar e quanto é possível poupar por mês, assim como, as etapas para a formalização do crédito.

Conclusão

Podemos, assim, afirmar que vivemos tempos de constante transformação digital, que possibilitam, às populações, o acesso a um leque vasto de conhecimentos.

O crescente desenvolvimento tecnológico traz vários benefícios, entre os quais, o acesso à informação e a simplificação de processos, em diversos campos, tais como a literacia financeira.

Se, no passado, ir ao banco ou pedir informações sobre créditos era um desafio, atualmente, todo este processo pode ser realizado 100% online. Desde saber mais sobre os diferentes tipos de crédito, a formalizar o pedido, tudo é possível acedendo à internet.

Pela crescente procura por créditos, em consequência do panorama económico e social atual, os interessados podem explorar as suas opções através do mais recente simulador de Crédito Consolidado e, assim, garantir que conseguem a melhor proposta possível.