“A Mulher tem um papel fundamental na sociedade, no mundo dos negócios, na família, só tem que o saber valorizar”

Susana Pontes, CEO & HUB Director da Zome Olivais, abordou, em entrevista à Revista Pontos de Vista, a importância dos Recursos Humanos para a empresa. Além disso, falou da evolução do papel da Mulher no setor imobiliário.

922

Acompanhar, simplificar e valorizar são os verbos de ação que a Zome transforma em ferramentas de trabalho e alicerces de motivação. De que forma o HUB Zome Olivais também assume este compromisso e se destaca na sua zona?

Acompanhar o consultor como indivíduo e pessoa, sentir, ouvir e entender o seu estado dia a dia e sim valorizar e criar um sentimento de energia positiva, que permite ao consultor crescer como pessoa e claro como profissional, este é um formato simples de criar pessoas felizes. Fruto deste formato, a Zome foi, recentemente, galardoada com o prémio Happy Awards. Este prémio, significa que somos uma empresa que investe na felicidade de quem trabalha connosco, com o poder de motivar e elevar os seus índicies de felicidade internos.

No ADN da Zome está ainda o cuidado permanente com as suas pessoas, sendo este, considerado pelo público, um dos melhores lugares para trabalhar no setor imobiliário. O que torna esta marca única são as pessoas que nela trabalham? De que forma a Zome Olivais valoriza os seus Recursos Humanos?

Tudo está ligado, quando olhamos para a pessoa e não apenas para um RH que temos na organização. tudo é mais fácil e aqui os consultores sentem um carinho diferente, um acolhimento único e na Zome Olivais ainda queremos ir mais longe, por isso criamos um HUB diferente com sentimento de casa para que verdadeiramente sintam que estás no trabalho como em casa. O nosso Hub é uma casa, onde podemos disfrutar de momentos de lazer com os colegas, com a equipa e fazer o nosso trabalho sem nunca pensar “vou sair do conforto do lar para trabalhar”.

A Susana Pontes é CEO & HUB Director da Zome Olivais e afirma ser apaixonada pelo que faz. Em que medida este facto tem vindo a ser fundamental para a sua própria felicidade?

Na vida todos temos sonhos, o setor imobiliário deu-me a possibilidade de materializar alguns dos meus sonhos e de me fazer sonhar ainda mais, criando novas metas e objetivos, um dos quais fazer do Hub Zome Olivais uma referência no setor e nas grandes redes imobiliárias, em Portugal. Acredito que, vou conseguir com a ajuda de todas as pessoas que fazem parte do projeto e da marca que escolhi, uma marca 100% portuguesa.

Na base desta felicidade está um know-how ímpar, resultado de uma experiência no setor imobiliário, do tradicional ao retail, passando pela gestão de ativos e fundos de investimento. O que mais a fascina nesta área de atuação?

Na verdade, esta polivalência pode criar sinergias nos negócios e um network que me ajuda a ultrapassar os vários desafios que tenho no dia a dia. Acredito que, me fui especializando em produtos específicos pelo gozo pessoal que me dão, mas hoje estou e tenho capacidade de analisar todos os projetos e agarrar os que me fazem sentido. Acredito que, os meus clientes pela constante recomendação dos meus serviços são claramente pessoas satisfeitas com o trabalho desenvolvido. Hoje, enfrento um desafio novo e diferente, a prestação de serviço ao meu novo cliente, os consultores da minha equipa. Trabalho, diariamente, para que eles sintam a mesma felicidade que eu e consigam alcançar os objetivos que definiram no momento zero.

Já do ponto de vista pessoal, considera que esta é uma área livre de preconceitos, que naturalmente abre caminho para a mulher ser líder e um exemplo para as suas equipas? Enquanto pessoa, mulher e profissional, como analisa esta questão atualmente?

Acredito que, temos lideranças femininas altamente preparadas e com sentido de missão muito bem posicionadas, aliás temos vários exemplos no mercado, dentro e fora da Zome, em vários lugares de destaque nas organizações, o setor imobiliário como os outros são claramente possíveis de ocupação por mulheres. A Mulher tem ganho cada vez mais confiança no mercado e nas lideranças fortes. Na minha equipa, não é exceção.

A verdade é que – e a sociedade em si o demonstra – a luta pelos direitos das Mulheres tem de ser contínua. Considera que o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, tem vindo a ser suficiente para relembrar e consciencializar para esta questão? O que mudaria no mundo, se pudesse?

Sim, é uma luta contínua porque a sociedade também tem vindo a transformar-se e o papel da Mulher não é diferente. O relembrar e consciencializar tem que começar em nós Mulheres, em queremos fazer mais e melhor por nós e superarmo-nos dia após dia, sem preconceitos e sem barreiras. Há várias formas de mudar o mundo, mas nenhuma é a certa. A Mulher tem um papel fundamental na sociedade, no mundo dos negócios, na família, só tem que o saber valorizar.

Face aos desafios anteriormente mencionados e às suas realizações pessoais e profissionais, o que diria à jovem Susana Pontes, quando começou a trilhar o seu caminho?

Tudo começa no sonha, o que queres ser? Onde queres estar? Qual é a tua história? Vais tropeçar, mas levanta-te sempre.